Um projeto de Iniciação Científica desenvolvido por estudantes dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu uma análise de palavras utilizadas em textos para definição de quais auxiliam de modo mais correto os processos de buscas em bancos de dados. Isadora Dimitria de Melo Riul e Leandro Rafael de Oliveira, orientados pelo professor João Paulo Brognoni Casati, enxergaram no grande volume de informações disponíveis na internet uma oportunidade de inovação, com a aplicação de um algoritmo de pesquisa mais apurado, que separará os resultados por relevância e termos mais utilizados.

A concepção da ideia teve início no primeiro trimestre de 2016, com a leitura de artigos sobre bancos de dados. Depois de discutido com Casati, o tema cresceu. “A complexidade dos atuais motores de busca despertou minha atenção para o assunto. Nossa intenção foi criar uma ferramenta que agrupasse dados e percebesse similaridade de temas e palavras utilizadas nas buscas, permitindo, assim, resultados mais apurados sem a necessidade de interferência humana ao distinguir categorias”, explica Isadora. A busca mais rápida de documentos e arquivos em computadores particulares e de empresas é um exemplo de aplicabilidade prática.

Para que o projeto – intitulado “Análise de Termos Empregados em Agrupamento Semântico Automatizado de Documentos” – se viabilizasse foi necessária a criação de um banco de dados com notícias em língua portuguesa. O algoritmo, então, iniciou o trabalho de separação das matérias por tema, identificando palavras iguais e filtrando, assim, os assuntos, sem que o usuário precisasse definir editorias. “É baseada em tecnologias utilizadas por empresas como o Google, a qual decidimos ampliar e testar com bancos de dados e arquivos. Funcionou”, afirma a estudante.

“Big data”

Para João Paulo Casati, que acompanhou todo o desenvolvimento do projeto, aceito pelo Programa de Iniciação Científica do Moura Lacerda, a ideia dos alunos vai ao encontro da necessidade de criar processos mais eficazes. “Vivemos na era do ‘Big data’, conceito que está intimamente ligado à interpretação veloz de um grande volume de informações. Criar ferramentas precisas e que economizarão tempo do usuário representa uma grande visão de mercado, pautada no uso das novas tecnologias”, conclui.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Uelinton Costa (16 – 9-9327-9316) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: uelinton.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br.
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: uelinton.c