Confira nossa nova seção que vai trazer sugestões de livros, revistas e links úteis de várias áreas, selecionados pela biblioteca do Moura Lacerda. Nesta semana, as sugestões de livros são para os alunos dos cursos de Relações Internacionais e Moda.

Relações Internacionais

Diplomacia

Analisando mais de três séculos de história, de Richelieu – o pai do estado moderno – à nova ordem mundial, Henry Kissinger vem mostrar como a diplomacia moderna nasceu das tentativas e experiências do precário equilíbrio de poder entre guerra e paz e de que modo a América, por vezes correndo riscos, recusou sempre os ensinamentos destas experiências. O retrato pormenorizado dos maiores dirigentes mundiais – de Gaulle, Nixon, Chu En-Lai, Mao, Gorbatchev – fornece ainda aos leitores uma visão singular das cimeiras diplomáticas. 

Enquadrada por um profundo conhecimento histórico, rara perspicácia, uma boa dose de ironia e uma compreensão notável das forças que congregam e dividem as nações, Diplomacia é uma obra fundamental de leitura obrigatória.

Diplomacia
Henry Kissinger

Lisboa – Ed. Gradiva – Ano de publicação 2007 – 793p.

Assunto: Diplomacia / Relações internacionais

 
 
Moda
 

Roupa de artista – o vestuário na obra de arte

Em ‘Roupa de artista – o vestuário na obra de arte’, a historiadora da arte Cacilda Teixeira da Costa analisa obras desde o   Renascimento aos dias atuais. De elemento complementar, a roupa se tornou, no decorrer do tempo, importante protagonista. A edição faz interface com a História da Arte e com a Moda. Descrições pictóricas, interpretações e apropriações do vestuário estão presentes nos principais movimentos da história da arte por meio da pintura, escultura, desenho, gravura, performance e outras categorias artísticas, como mostra a autora no decorrer do título. Além disso, contrapondo-se à indumentária, a nudez também está presente em alguns exemplos clássicos dessa relação, como em Ticiano, nas Majas de Goya ou em Manet.


Roupa de artista – o vestuário na obra de arte

Cacilda Teixeira da Costa

São Paulo – Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Edusp – Ano de publicação 2009 – 309p.

Assunto: Vestuário / Vestuário na arte / História