Um dos principais aspectos introduzidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei nº 9.394, de 1996, é a ênfase na Educação Profissional, isso é, a Educação voltada ao mercado de trabalho. 

Nesse sentido, e no entendimento que o Brasil, com seus gigantescos problemas, necessita formar e capacitar continuamente novos valores, e novas oportunidades devem ser criadas para os milhões de jovens em idade e condições de se inserirem no competitivo mercado de trabalho, é que o Centro Universitário Moura Lacerda implantou há 10 anos os Cursos Superiores de Formação Específica, conhecidos como Cursos Seqüenciais, e mais recentemente implantou também os Cursos Superiores de Tecnologia. De integralização mais rápida, entre 2 e 3 anos, e com projetos pedagógicos que enfatizam a Tecnologia e a Gestão de Sistemas, essas modalidades de Ensino Superior se consolidaram, e em todo o país tem-se observado um crescimento bastante acentuado na oferta de cursos e vagas pelas instituições de ensino e uma demanda bastante representativa de postos de trabalho.

CURSOS SEQÜENCIAIS

Os cursos seqüenciais de formação específica, com duração de 2 anos e estrutura curricular voltada exclusivamente para uma determinada área, são indicados para profissionais que já atuam no mercado de trabalho e não possuem formação acadêmica, ou àqueles que precisam de posicionamento rápido no mercado. Segundo a Professora Sandra Ortolan, Coordenadora de Ensino Seqüencial do Moura Lacerda, “Os Cursos Seqüenciais do Moura Lacerda atendem a todas as exigências do mercado de trabalho, incluindo as mudanças tecnológicas produzidas pela globalização e as condições do exercício profissional. O aluno que ainda não tem uma profissão e opta por um dos cursos seqüenciais pode ingressar rapidamente em uma carreira, além de posteriormente complementar uma graduação por meio de aproveitamento de estudos, ou ingressar em cursos de MBA ou Especialização”. Segundo a Coordenadora “O diferencial desses cursos está em oferecer novas qualificações, estar em sintonia com as mudanças e as necessidades do mercado. Eles objetivam a qualificação ou requalificação profissional”.

A empregabilidade é a principal meta na formulação dos projetos pedagógicos dos cursos seqüenciais, de forma a preparar o diplomado para ingressar na carreira pretendida de forma rápida e capacitado em seu campo específico.

O Centro Universitário Moura Lacerda oferece vagas para os seguintes Cursos Seqüenciais de formação específica: Gestão do Comércio, Gestão de Negócios, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Serviços, Gestão de Agronegócios, Gestão De Tecnologia de Informação, Gestão de Logística Empresarial, Gestão Contábil, Gestão de Negócios Imobiliários, Gestão em Seguros e Previdência, Gestão em Controladoria Empresarial. Todos os cursos seqüenciais oferecidos têm duração de dois anos e possuem ênfase na área de Administração e Gestão. 

Os cursos seqüenciais serão ministrados na sede do Centro Universitário Moura Lacerda.

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

A formação e a capacitação de profissionais de nível superior na área tecnológica é outro foco das ações educacionais do Centro Universitário Moura Lacerda. 

As empresas que mais crescem no mundo têm na Inovação Tecnológica seu principal pilar de sustentação. O grande desafio do país é buscar se manter em desenvolvimento, mantendo-se em constante modernização. A compreensão e a solução dos complexos problemas nos setores da indústria e agroindústria exigem a participação de profissionais qualificados e preparados para atuarem nessa realidade e nesse contexto. 

Nesse sentido, o Moura Lacerda implantou em 2008 o Projeto de Cursos Superiores de Tecnologia, que são cursos de Graduação, de características especiais, quais sejam a duração mais curta e o foco em determinada área da Tecnologia. Os Projetos Pedagógicos desses cursos foram construídos em profunda consonância com as Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior Tecnológico, e em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e as demandas da sociedade. O objetivo é a formação de profissionais aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades em suas áreas de atuação, com capacidade para utilizar, desenvolver e adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o meio ambiente e a sociedade. Os cursos tecnológicos, que conduzem à formação de tecnólogos, terão em seus currículos forte base tecnológica, e propiciarão aos alunos a inserção no ambiente de trabalho, através das práticas profissionais e do estágio supervisionado obrigatório. Os cursos têm caráter eminentemente prático, utilizando as instalações do Centro Tecnológico e dos laboratórios dos cursos de Engenharia, Agronomia, Medicina Veterinária e Ciência da Computação. Esses espaços, além das aulas práticas, permitem aos alunos o desenvolvimento de atividades de pesquisa e investigação, importantes no processo de formação, e a prestação de serviços voltada à comunidade. 

O Projeto Pedagógico dos Cursos de Tecnologia do Moura Lacerda estão também em acordo com a nova resolução (resolução nº 1.010 do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) profissional para a área tecnológica, possibilitando amplas atribuições profissionais aos seus egressos.

Segundo o Coordenador de Ensino Tecnológico do Centro Universitário Moura Lacerda, Professor Ericson Dias Mello, a proposta dos cursos é o desenvolvimento de perfis profissionais amplos, com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual, permitindo aos profissionais amplas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, e de forma que possam ainda seguir seus estudos em nível de Pós-graduação. Diferentemente de outros cursos de rápida formação, os cursos de Tecnologia são cursos de Graduação e possibilitam aos egressos a seqüência de seus estudos também na Pós-Graduação “Stricto Sensu”, com cursos de mestrado e doutorado”.

Atualmente o Centro Universitário oferece Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de : Produção Sucroalcooleira, Ambiental, Alimentos, Controle de Obras, Banco de Dados, e Redes de Computadores. Os cursos tem duração de 3 anos, à exceção dos cursos de Redes de Computadores e Banco de Dados, com duração de 2 anos e meio, e são oferecidos na Unidade II – Campus Ribeirão Preto, no período noturno.