Aluno do Moura Lacerda tem a melhor pontuação do Enade no Estado de São Paulo

Formado em Educação Física pelo Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), o ex-aluno Pedro Alberto Baldo Fernandes, de 22 anos, ficou com a melhor classificação no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) no Estado de São Paulo – 92 pontos. Ele ficou 0,4 ponto atrás da maior nota do Brasil. A avaliação é dividida em duas partes – Formação Geral e Componente Específico. Na primeira, Fernandes obteve aproveitamento máximo de 99 pontos e na segunda, 89,7. Foi, ainda, a maior nota da Região Sudeste. A prova foi aplicada para os iniciantes e concluintes do curso em novembro de 2007 em 613 municípios. O resultado foi divulgado neste mês de setembro.

         Professor de natação, o ex-aluno do Moura Lacerda acredita que além do seu esforço a boa pontuação se deve à qualificação fornecida pela instituição de ensino. “Em 2004, quando entrei na faculdade, fiz a prova do Enade como iniciante. Minha nota foi 50,2. Depois de quatro anos eu praticamente dobrei a nota. Isso eu devo, com toda certeza, aos meus professores, que sempre me incentivaram com pesquisas e me passaram todo conhecimento necessário para que me tornasse um grande profissional”, afirma Fernandes. Hoje ele faz especialização em Fisiologia do Exercício na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), por incentivo de Tatiane Thomaz, sua professora durante a graduação no Moura Lacerda.

Iniciação Científica

         Nos cursos de graduação da instituição, o aluno conta sempre com um Programa de Iniciação Científica. Foi o caso de Fernandes, que desenvolveu um protocolo para pesquisa de Biomecânica em Natação. “Nenhum aluno havia apresentado um projeto de pesquisa sobre este assunto na história do curso de Educação Física do Moura Lacerda. Tive o prazer de orientá-lo. O Pedro foi um aluno bem inserido. Ele foi perseverante e incansável na busca pelo conhecimento”, diz Tatiane Thomaz, professora do Moura Lacerda e mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro.

         A média dos alunos do Curso de Educação Física do Centro Universitário, que ficou com nota 3 na avaliação geral da Instituição, foi considerada excelente. Em Formação Geral, a nota média dos concluintes foi maior na instituição (49.8) que no Brasil (46.3). O que pode ser observado também no Componente Específico, com a nota média dos concluintes 2.1 pontos maior que a média no Brasil.

Avaliação

         O processo avaliativo do Enade contempla, além das provas de desempenho em Formação Geral e Componente Específico, a Avaliação Discente e Docente da Educação Superior, através de um questionário enviado para os estudantes. Isso permite o conhecimento e a análise do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes ingressantes e concluintes, além da percepção sobre o ambiente de ensino-aprendizagem e sobre a organização do curso, do currículo e da atividade docente.

         “O questionário fornece maior conhecimento acerca dos fatores que podem estar relacionados ao desempenho dos estudantes. Dessa forma, configura-se em um conjunto significativo de informações que podem contribuir para a melhoria da educação superior, tanto em relação à formulação de políticas educacionais, como à atuação dos gestores de ensino e dos docentes”, explica o coordenador do Curso de Educação Física, Carlos Alberto Simeão Júnior. Foram avaliados itens da instituição com alto índice de aprovação, como uso de micro-computadores, instalações físicas, atualização dos equipamentos de laboratório, grade curricular do curso e domínio dos professores quanto ao conteúdo das disciplinas.

Educação de qualidade

         Em Ribeirão Preto e cidades da região, como Batatais, Franca, São Carlos, Taquaritinga e Bebedouro, o Curso de Educação Física do Centro Universitário Moura Lacerda ficou com a melhor colocação no Enade. “Este bom desempenho se deve – além de projeto pedagógico atualizado, coerente com as necessidades atuais e focado no mercado de trabalho para o futuro dos alunos – a um corpo docente com formações e qualificações específicas, profissionais atuantes nas práticas destas atividades no cotidiano”, explica o coordenador Simeão Júnior.

         “O excelente desempenho do ex-aluno Pedro Alberto Baldo Fernandes no Enade vem referendar o que o mercado já conhece: o Centro Universitário Moura Lacerda é garantia de qualidade na formação de seus alunos. Temos professores capacitados e nos empenhamos em dar a nossos estudantes as condições necessárias para que, quando estiverem no mercado de trabalho, tenham vantagens competitivas reais e possa ocupar as principais vagas nas mais diferentes áreas”, afirma o diretor Executivo do Moura Lacerda, Luiz Eduardo Lacerda dos Santos.

Milagre do Verbo Comunicação Empresarial – Fones: (16) 3941-6920 e 3941-6921
Atendimento: Ariane Ribeiro (16 – 9106-2200) e Fernando Bueno (16 – 9131-5326)
E-mails:
ariane@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br