Os alunos do curso de Agronomia, do Centro Universitário Moura Lacerda, receberam na última quarta-feira (22/10), a palestra do Engenheiro Agrônomo, Marçal Zuppi. Gerente da Área de Educação e Treinamento da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Zuppi é referência na área de proteção de plantas no Brasil. "Escolhemos apenas 10 universidades por ano para ministrar a palestra. O Moura Lacerda foi escolhido por ter um curso de referência no interior. Neste primeiro momento faremos também uma avaliação dos alunos e daqui a dois anos, período em que eles estarão saindo da faculdade, voltarei para nova palestra e verificarei a evolução dos formandos", explica Zuppi.

No encontro o palestrante falou sobre a área de defesa fitossanitária, segurança e saúde do trabalhador rural e sobre o macro-mercado para o Engenheiro Agrônomo. Segundo Zuppi, hoje são utilizados defesas fitossanitárias, seja aplicando produtos inorgânicos, como os arseniatos, ou os produtos de origem vegetal, como a nicotina e o piretro. "Desde então, passamos por vários estágios de controle em culturas de importância econômica, até chegarmos à fase que hoje vivemos, o controle integrado, conduzidos pelo conhecimento humano acumulado aliado ao progresso tecnológico", explica.

Métodos de controle

O manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas consiste na implementação de métodos de controle que utilizam, harmonicamente, os processos químicos, físicos, biológicos e culturais de forma planejada, resultando em benefício da produtividade, da proteção ambiental, segurança do consumidor e das pessoas envolvidas na atividade agrícola. Neste cenário, os métodos empregados em defesa fitossanitária vêm apresentando uma evolução considerável nas últimas décadas, com exemplos significativos. "Um deles está no conhecimento e utilização de recursos de diagnose, envolvendo dinâmica populacional e epidemiologia, em várias culturas, possibilitando prever a ocorrência de pragas e doenças para adoção de medidas de proteção mais adequadas a cada caso, ou seja, o emprego do manejo integrado de pragas (MIP)", conclui o palestrante.

Nova palestra

Seguindo está linha de prevenção de riscos e contaminação do meio ambiente será organizado pelo Centro Universitário Moura Lacerda outra palestra no dia 13 de novembro, sobre qualidade e segurança de aplicação de produtos fitossanitários. Será ministrada por técnicos de uma das mais importantes empresas fabricantes de bicos de pulverização no Brasil a Magno Jet.

Milagre do Verbo Comunicação Empresarial: Fones – (16) 3941-6920 e 3941-6921
Atendimento: Ariane Ribeiro (16 – 9106-2200) e Fernando Bueno (16 – 9131-5326)
E-mails: ariane@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br