A Cintec (Câmara Intersindical de Conciliação Trabalhista do Comércio de Ribeirão Preto) reiniciará suas atividades a partir de janeiro de 2009. Segundo Oscar Gonçalves, presidente do SinComerciários (Sindicato dos Comerciários de Ribeirão Preto), serão feitas entre 10 e 15 audiências por dia. A retomada das atividades da câmara será possível em virtude da parceria firmada entre a entidade que representa os trabalhadores, o Centro Universitário Moura Lacerda e o Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto).

   O convênio foi firmado nesta quarta-feira (19/11), às 11 horas, na sede do SinComerciários (rua General Osório, 782 – Centro). O Moura Lacerda será responsável pelos conciliadores, alunos de Direito, secretários e escreventes que atenderão os comerciários conveniados aos dois sindicatos. "O objetivo nas audiências é a conciliação entre as partes, empregador e empregados, de forma a desafogar o judiciário. Em 2007, foram feitas cerca de 2.800 audiências. Conseguimos resolver com praticidade os conflitos trabalhistas", diz Gonçalves.

    "A lei diz que toda reclamação trabalhista tem que passar por uma comissão prévia. O objetivo é tentar uma conciliação antes de uma demanda judicial", ressalta Renata Dutra, professora do Curso de Direito e coordenadora do NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) do Moura Lacerda. Ela explica, ainda, que nessas audiências o trabalhador não precisará levar testemunhas. "Essas audiências são vantajosas para o ex-empregado e o empresário. Eles poderão fazer um acordo, algo que seja bom para ambas as partes, sem a presença de um juiz, pois será feito por um conciliador", conclui. A sede da Cintec será na rua José Leal, 705, no Alto da Boa Vista.

Milagre do Verbo Comunicação Empresarial: Fones – (16) 3941-6920 e 3941-6921
Atendimento: Ariane Ribeiro (16 – 9106-2200) e Fernando Bueno (16 – 9131-5326)
E-mails: ariane@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br