Os profissionais terão oportunidade de fazer Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) nas áreas das Avaliações e Perícias, em diversas localidades do país. Serão oferecidas nas cidades de Curitiba(PR), Maceió (AL), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP) e Salvador (BA), através do Convênio de Parceria entre o IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia e o Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP).

               Inicialmente serão oferecidos os cursos de “Avaliações e Perícias de Engenharia”, nas cidades de Curitiba, Maceió e Ribeirão Preto, e “Avaliações e Perícias Ambientais”, nas cidades de Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP) e Salvador (BA). A carga horária será de 440 horas. Os cursos terão seu início em abril, com aulas quinzenais, às sextas-feiras, das 19 às 23 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas.

              “A Educação Continuada através da Pós-Graduação Lato Sensu proporciona, aos profissionais, maiores alternativas junto ao mercado de trabalho, em especial nas áreas de avaliações e perícias aplicadas à Engenharia e ao Meio Ambiente, setores de extrema importância para a sociedade”, afirma o Diretor Executivo da Instituição Moura Lacerda, engenheiro Luiz Eduardo Lacerda dos Santos. “Somos responsáveis pelo projeto acadêmico e o IBAPE pelo corpo técnico detentor do notório saber nas áreas das avaliações e perícias, responsáveis pelos melhores cursos no segmento”, conclui.

             “As cidades foram escolhidas conforme a demanda na capacitação e atualização para profissionais nestas áreas”, explica o Prof. Msc. Ericson Dias Mello, coordenador geral dos novos cursos do Moura Lacerda. “Isso é de fundamental importância para todos os profissionais inseridos no mercado de trabalho ou prestes a se iniciarem. E particularmente aos do sistema Confea/Crea, pois as disciplinas relativas a avaliações e perícias não fazem parte, habitualmente, dos currículos de graduação”, diz José Fidelis Augusto Sarno, engenheiro e vice-presidente nacional de Projetos Especiais e Meio Ambiente do IBAPE.

Módulos

             Os cursos serão estruturados em quatro módulos. Serão 120 horas nos três primeiros módulos, 56 horas no quarto e 24 horas nas atividades complementares. O primeiro curso, “Avaliações e Perícias de Engenharia”, foi lançado pelo IBAPE nos anos 90. Desde essa época já foram formadas 25 turmas. “Com a pós, os peritos, que são até então engenheiros, com cursos focados em tópicos das avaliações e das perícias, de forma isolada, passaram a ser especialistas. A engenharia de avaliações, no Brasil, é reconhecida como uma das mais evoluídas no mundo. Grande parte dos associados do IBAPE – SP são especialistas. Na área ambiental, a necessidade de capacitação é maior ainda, pois se trata de um mercado que os engenheiros, em sua grande maioria, desconhecem”, afirma o engenheiro Osório Accioly Gatto, presidente do IBAPE -SP.

     Segundo Elcio Avelar Maia, presidente do IBAPE – BR, ao longo dos 52 anos do instituto a educação continuada consistiu um dos pilares de suas atividades, inclusive prevista estatutariamente. “A busca de novas metodologias e tecnologias e sua divulgação entre os associados e outros profissionais que exercem as atividades de avaliações e perícias tem sido uma constante. As primeiras publicações técnicas no país remontam ao ano de 1918, portanto, quase um século. Sempre ficou claro para o IBAPE que a qualidade das novas informações seria imprescindível para um avanço criterioso e seguro ao longo do tempo, capaz de ampliar e homogeneizar nacionalmente os conhecimentos técnicos das perícias de engenharia e, também, sedimentar a moderna ciência avaliatória, desenvolvida e praticada no país e consagrada no exterior”, ressalta Maia.

Milagre do Verbo Comunicação Empresarial: Fones – (16) 3941-6920 e 3941-6921
Atendimento: Ariane Ribeiro (16 – 9106-2200) e Fernando Bueno (16 – 9131-5326)
E-mails: ariane@milagredoverbo.com.br e
fernando.bueno@milagredoverbo.com.br