Alunos dos cursos técnicos do Moura Lacerda de Ribeirão Preto, firmaram parceria com o LED (Laboratório Educativo) do Parque Hopi Hari, para os da área de química, os estudos e pesquisas referente aos resíduos da estação de tratamento de efluentes do parque, objetivando seu reuso em benefício ao meio ambiente. Os da área da eletrônica quanto as tecnologias aplicadas aos freios magnéticos e dos sensores utilizados no elevador-brinquedo que atrai muitos visitantes, constituído por uma torre de queda livre com 69 metros de altura (equivalente a um edifício de 23 andares).

                   Os resultados das pesquisas serão usados em outros mecanismos automatizados do Hopi Hari para aplicação em diversas áreas, inclusive industrial. O trabalho vem sendo desenvolvido desde o início do semestre, com 150 estudantes, em parceria com o Nipec (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Consultoria) de Campinas, que já atua como gestor pedagógico das oficinas do Laboratório Educativo. O LED, que funciona dentro do parque, atende mais de 10.000 alunos por ano. É baseado no conceito da aprendizagem com diversão. O Hopi Hari é o maior parque da América Latina e está localizado no quilômetro 72,5 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido Capital-Interior.




Oficinas






















           O LED foi criado em 2000 pelo jornalista e educador Gilberto Dimenstein. Com todo suporte aos professores, são oferecidas oficinas de Física, Biologia, Química, História, Geografia, Matemática, Língua Portuguesa e Artes. “De uma maneira lúdica e pedagógica, o parque de diversões se transforma em uma grande sala de aula, na qual o aluno vive a emoção da queda livre, de ficar de ponta cabeça e conhece como uma grande empresa se porta diante da questão ambiental”, explica o professor Sérgio Varella, do Nipec.

            “Os alunos estão fazendo a pesquisa em campo. Esse trabalho faz parte da formação proposta pelos Cursos Técnicos do Moura Lacerda. O objetivo é capacitar o aluno para ser um profissional em condições de oferecer soluções, desenvolvendo conhecimentos teóricos e práticos das diversas atividades do setor produtivo. Nossos cursos são estruturados com uma forte parceria entre a escola e empresas ligadas a diversas áreas. Isso permite maior interação de conhecimentos entre setor produtivo e o acadêmico quanto as tecnologias empregadas”, explica o coordenador dos Cursos Técnicos do Moura Lacerda, professor Antônio Carlos Kobori.

Milagre do Verbo Comunicação Empresarial – Fones: (16) 3941-6920 e 3941-6921
Atendimento: Ariane Ribeiro (16 – 9106-2200) e Fernando Bueno (16 – 9131-5326)
E-mails:
ariane@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br