– Para informações sobre festividades cadastre-se aqui

– Visite o blog dos 40 anos da Engenharia

– Veja os alunos que se formaram nos 40 anos da Engenharia   

       Há 40 anos a Instituição Moura Lacerda implantava um projeto ambicioso. Criava o Instituto Politécnico de Ribeirão Preto e o curso de Engenharia Civil. Privilégio de poucas Instituições de Ensino Superior, a época os cursos de Engenharia eram desenvolvidos quase exclusivamente em Instituições Públicas, a Engenharia do Moura Lacerda tornava-se, na região de Ribeirão Preto, o primeiro curso de Engenharia implantado por uma instituição privada. Implantado em 1968, o curso foi estruturado em período integral e seguiu o modelo francês dos institutos politécnicos, com formação generalista e forte base em ciências matemáticas e físicas. A implantação do curso e a formação dos primeiros engenheiros em Ribeirão Preto e região foram sem dúvida um marco histórico na educação profissional superior e correspondeu a um forte vetor de crescimento e desenvolvimento para Ribeirão Preto e região. Consequentemente, houve um acentuado crescimento das empresas de engenharia e construção em nossa cidade e região, e observa que os engenheiros formados no Moura Lacerda foram em grande parte os responsáveis por esse crescimento e pelo desenvolvimento do setor.

        Nesses 40 anos o Moura Lacerda formou mais de 2.000 engenheiros e engenheiras, em 65 turmas, e tem entre seus egressos profissionais de reconhecida competência e capacidade técnica, com destaque nas principais empresas do setor em nossa região, nos diversos segmentos do setor público e privado.

        A Instituição teve, no Instituto Politécnico, a estrutura necessária para o crescimento da sua área de tecnologia, criando novos cursos de Engenharia, como os de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Produção e os superiores de Tecnologia Ambiental, Tecnologia Sucroalcooleira, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Banco de Dados.

        O Instituto Politécnico de Ribeirão Preto, da Instituição Moura Lacerda, visa à formação profissional de qualidade, contando com professores de renomada experiência e capacidade técnica e um projeto pedagógico que prioriza a sólida formação do aluno nas diversas áreas de tecnologia aplicada à engenharia, utilizando, desenvolvendo e aperfeiçoando mecanismos e estratégias de ensino apoiadas no corpo docente, na estrutura de bibliotecas, laboratórios e interface com o setor produtivo. Propicia, aos alunos formados, grandes oportunidades no mercado de trabalho e garante flexibilidade para enfrentar os desafios diante do desenvolvimento e de inovações tecnológicas da atualidade.

      Elementos de administração, economia e empreendedorismo, presentes na estrutura curricular do curso, colocaram-se como diferenciais no processo de formação e explicam a vocação de muitos dos nossos ex-alunos nos processos gerenciais e, sobretudo, como grandes empreendedores e empresários de sucesso no setor.    

       As empresas que mais crescem no mundo têm na Engenharia e na Inovação Tecnológica seus pilares de sustentação, sendo que o grande desafio da engenharia brasileira é se manter em desenvolvimento progressivo e constante modernização. A compreensão e a solução dos complexos problemas da Engenharia exigem a participação de profissionais qualificados e preparados para atuar nessa realidade e nesse contexto. É nesse sentido que o Moura Lacerda vem formando e capacitando profissionais ao longo desses 40 anos, preparando-os para atuar em várias áreas da engenharia, especialmente na elaboração dos importantes projetos necessários ao  desenvolvimento da região.

       A Instituição, sempre preocupada em garantir uma formação de qualidade e espaço profissional aos seus alunos, moderniza-se e implementa mudanças, reestruturando-se continuamente para manter-se competitiva e referência de excelência na formação de engenheiros.

       A participação de alunos e ex-alunos do curso de Engenharia junto à sociedade evidencia a formação técnica sólida e generalista e a visão comprometida com os desafios da nossa cidade e da nossa gente.

       Para comemorar os 40 anos da Engenharia, o Moura Lacerda está organizando diversas atividades e eventos. Solenidades, homenagens, eventos técnicos, culturais, etc., farão parte dessa comemoração. Ao iniciar os eventos comemorativos, foi lançado o selo dos 40 anos, que será utilizado pela Instituição ao longo do ano e tornou-se a temática dos 86 anos da Instituição Moura Lacerda.

      Alunos, ex-alunos e demais interessados na programação dos eventos comemorativos devem manter contato por meio do endereço eletrônico engenharia@mouralacerda.edu.br