Neste ano comemoramos o Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), homenageando a Galileu Galilei por suas observações celestes feitas há 400 anos, em 1609. As comemorações se devem ainda pelos 20 anos do lançamento do Telescópio Huble e dos 40 anos da chegada do homem à Lua.
           Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, marcando mais um dos eventos globais do AIA2009, foram comemoradas as Noites Galileanas, quando se pode visualizar os mesmos corpos celestes vistos por Galileu há 4 séculos, como a Lua e o planeta Júpiter e as luas de Galileu, como são conhecidos os 4 dos 6 satélites daquele planeta.
           Algumas atividades estão sendo propostas aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, fazendo parte das disciplinas de Física e Prática de Ensino de Física, como: atividades experimentais, apresentações de documentários sobre a história do Telescópio e sobre Galileu, além da participação nas observações das Noites Galileanas através de instrumentos ópticos e até mesmo a olho nu.
           O objetivo dessas atividades, além da comemoração do AIA2009,  é iniciar os alunos na observação dos objetos celestes, incentivando a formação de novos astrônomos amadores e ou até profissionais.