Os alunos do curso do 6º. Período de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Moura Lacerda, realizaram a 3ª. edição da Campanha Voto Consciente. Nela, um total de 2.648 alunos de 19 cursos simularam a votação para Presidente da República por meio de um coletor de dados eletrônico (veja resultados em quadro abaixo).
A campanha foi realizada como um dos projetos da disciplina Processos e Técnicas Publicitárias, sob a responsabilidade da professora Raquel Lovatti. A tal disciplina tem como foco central a aplicação das teorias e técnicas publicitárias em ações voltadas a instituições sem fins lucrativos da cidade e região e/ou projetos que envolvam a comunidade acadêmica da própria instituição.
A discussão promovida pela ação e no momento da divulgação dos dados coletados foi inevitável, pois diferentemente do publicado pelos institutos de pesquisa, no Centro Universitário Moura Lacerda os números não refletem a mesma tendência que as pesquisas eleitorais clássicas têm demonstrado.
“É a terceira vez que durante eleições presidenciais traçamos o perfil de voto de nossos alunos. Essa ação já é esperada pelo Centro Universitário e provoca entre os alunos o debate sobre questões importantes durante esse período eleitoral”, diz o professor Fernando Mello, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.

A novidade nessa edição do evento foi a utilização de um coletor de dados eletrônico cedido por uma empresa da cidade. “Tivemos o apoio de uma empresa da cidade que nos fez o empréstimo de sete aparelhos. O que facilitou que as 80 salas de aula do período noturno, da unidade Sede, fossem visitadas e que rapidamente, para não atrapalhar o andamento das aulas, todos os alunos fossem convidados a participar da ação”, explicou a professora responsável pelo projeto, Raquel Lovatti.
Os tais aparelhos foram programados com os códigos dos cursos e com os números dos candidatos ao cargo de Presidente da República. O que facilitou imensamente a extração, tabulação e divulgação dos dados finais. Foram publicados os dados por curso e um geral. Os dados foram divulgados por meio de um painel e também no blog da Campanha (
http://naofiquesemsaida.blogspot.com/).

Dados Gerais 

José Serra
1060
Marina Silva
803
Dilma
441
Plinio
36
Zé Maria
20
Levy Fidelix
14
Eymael
8
Ivan Pinheiro
8
Rui Costa Pimenta
0
Branco
67
Nulo
191
total
2648