O Centro Universitário Moura Lacerda, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito, tem prestado importante serviço à Justiça, já que tem estabelecido, desde sua inauguração, em março de 2008, significante percentual de conciliações.  Sendo assim, foi concedido pelo MM. Juiz Titular do Juizado Especial Cível, Dr. Vinicius Rodrigues Vieira, autorização para participar, entre os dias 22 e 26 de novembro, da Semana Nacional da Conciliação 2010, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça que, para essa campanha, adotou o slogan “ Conciliando a gente se entende”, sendo o único Anexo do Juizado Especial Cível da comarca de Ribeirão Preto inscrito para participar.
A Semana Nacional da Conciliação 2010 tem como objetivos mostrar que a conciliação  é um meio rápido, econômico e eficaz de solução de conflitos, uma vez que não se limita apenas a finalizar um processo por meio de uma decisão e desafogar o judiciário, mas sobretudo de estabelecer entre as partes um consenso comum, promovendo a paz social, bem como, constitui-se de uma ferramenta fundamental de promover a conscientização e reeducação do cidadão em utilizá-la no seu dia a dia.
As audiências de conciliação serão realizadas no período noturno, das 19h às 21h, em três salas, junto ao JEC-Anexo Moura Lacerda, situado à Rua Capitão Salomão, 1.384, bairro Campos Elíseos, cujas audiências serão coordenadas pelo Diretor do Juizado Especial Cível, Roberto de Assis Matos e pela Coordenadora do Anexo, Renata Maria Soares Dutra e contará com a participação dos alunos do Centro Universitário, na função de conciliadores e escreventes.
A proposta é promover a conciliação em aproximadamente 45 processos nesta semana, ressaltando que o Anexo promove, semanalmente, 45 audiências de conciliação presididas pela professora MS. Renata Maria Soares Dutra e pela aluna do curso de Direito Natalia Cruz Paulino e 06 audiências de instrução presididas pelos juízes estaduais Dr. Lucio Alberto Eneas Silva Ferreira, professor do Curso de Direito e Dr. Carlos Eduardo Montes Neto, ex aluno e atual professor do Centro Universitário, tendo como auxiliares os alunos do curso de Direito Guilherme Bertipaglia Leite da Silva, Nayara Carolina Rodrigues Barreiro, Flavia Ingisa, Fernando Henrique Signorini e Tatiana Marques Zanetti, que estarão participando da Semana Nacional de Conciliação.
Esta edição da Semana Nacional de Conciliação será realizada em todo o território brasileiro, buscando incentivar a prática da conciliação pelo jurisdicionado e a atender mais de 300 mil pessoas.