Estamos nos aproximando do término de mais um semestre letivo e 24 de novembro é a data limite para a entrega das Atividades Complementares no Campus. Como nessa fase do semestre ocorrem as defesas das monografias e TCCs dos alunos concluintes dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Moda e  Medicina Veterinária, gostaríamos de convidar a todos para assistirem as defesas e garantirem horas de atividades complementares.
A monografia é a pesquisa acadêmica mais aprofundada da graduação e consiste em um instrumento de avaliação das competências teóricas, práticas, éticas, políticas e sociais dos alunos. Na monografia o aluno tem a oportunidade de condensar em uma única pesquisa conhecimentos relevantes do ponto de vista acadêmico e social demonstrando através de novas idéias, novas abordagens e formas inovadoras de intervir na realidade, suas potencialidades profissionais.
O período em que acontecem as defesas das monografias é muito produtivo do ponto de vista acadêmico pois  as monografias são defendidas oralmente perante uma banca examinadora.Cabe aos membros da banca – geralmente constituída por dois professores – avaliarem a pesquisa em termos de adequação de conteúdo, procedimentos metodológicos, normas técnicas (ABNT) e desempenho do aluno durante a defesa. Nesse momento, portanto, professores e alunos estão diretamente voltados para a apresentação, análise e discussão do conhecimento científico produzido no decorrer do ano letivo.
A defesa das monografias é pública e dada a sua importância, é um evento que deve constar no calendário de todos os discentes. Cada defesa de monografia assistida corresponde a 2 horas de Atividades Complementares.
 
 
Prof. MS. Ângela Rodrigues
Coordenadoria de Atividades Complementares