Promovida pelo curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, a palestra será ministrada por promotor de justiça brasileiro que participou ativamente das discussões que levaram o país a ratificar o tratado que criou o Tribunal Penal Internacional.

          Nascido em Sertãozinho (SP), o promotor de justiça, Prof. Dr. Fauzi Hassan Choukr, vai ministrar a palestra “Tribunal Penal Internacional: crimes contra a humanidade”, hoje, segunda-feira (30/5), no auditório do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto (SP). O evento é gratuito e aberto à comunidade, principalmente aos profissionais do direito, estudantes e interessados na temática dos direitos humanos.

Atualidade – O tema da palestra é uma dos mais atuais, tendo em vista os recentes acontecimentos envolvendo a queda de várias ditaduras no norte e no nordeste da África, e também no Oriente Médio, além da prisão do ex-general sérvio, Ratko Mladic, acusado de crimes contra a humanidade e de genocídio de oito mil muçulmanos, durante o período da guerra da Bósnia, entre 1992 e 1995. 
          Segundo o Prof. João Paulo Orsini Martinelli, que é um dos coordenadores do curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, a palestra será uma grande oportunidade de se conhecer melhor o que é, como funciona e qual a importância de um dos mais importantes tribunais do mundo. “É um tema pouco discutido e muito importante, ainda mais com o Prof. Dr. Fauzi Hassan Choukr que participou ativamente das discussões junto ao Ministério da Justiça, quando o Brasil ratificou o tratado que resultou na criação do Tribunal Penal Internacional. Outro detalhe é que o Dr. Fauzi é co-autor do primeiro livro escrito no Brasil sobre o assunto, junto com o professor alemão Kai Ambos”, explica.

Tribunal permanente – Com sede em Haia, na Holanda, o Tribunal Penal Internacional (TPI) é permanente e possui jurisdição para conduzir julgamentos de processos contra pessoas que tenham cometido crimes contra a humanidade. Ele foi criado em 2002, por meio do Estatuto de Roma, tratado que foi aprovado pelo Brasil e outros 24 países. O TPI também é reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), da qual o Brasil é país membro.
          A existência do Tribunal Penal Internacional é considerada um grande passo em direção da universalidade dos Direitos Humanos e do respeito ao Direito Internacional.

Currículo do palestrante – Promotor de Justiça de São Paulo (1989). Doutor (1999) e Mestre (1994) em Direito Processual Penal pela USP. Especializado em Direitos Humanos pela Universidade de Oxford (Nex College, 1996). Especializado em Direito Processual Penal pela Universidade Castilha La Mancha (2007).

Atendimento à imprensa:
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa
(16) 3237.7367 / 3237.7368 / 3237.7369
www.nucleodanoticia.com.br
Vanessa Del Grossi – (16) 9233.2593
vanessadelgrossi@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br