O Projeto de Assistência aos Cooperados da COONAI (Cooperativa Nacional Agroindustrial) tem como objetivo a difusão de tecnologia e a inclusão social por meio da assistência médico-veterinária gratuita a pequenas propriedades rurais voltadas à produção leiteira, da nossa região. 
           Essa assistência objetiva disponibilizar, a essas propriedades (selecionadas de forma criteriosa através de triagem feita por técnicos da COONAI, detectando-se a falta de recursos por parte do proprietário para custear os gastos veterinários), o acesso a modernas técnicas de produção, buscando mudanças no sistema existente para um sistema mais produtivo.
           Dessa maneira, através desse eixo entre Instituição de Ensino, Cooperativa e Produtor Rural, o pequeno produtor rural, com sistema de produção familiar, terá melhores condições da inserção de seus produtos no mercado agropecuário, entregando à Cooperativa e consequentemente à população um produto de melhor qualidade e em maior quantidade.
           De acordo com o Prof. Dr. Edivaldo Aparecido Martins Nunes, professor do curso de Medicina Veterinária e coordenador do Projeto, desde 2004, a parceria entre o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Moura Lacerda e a COONAI (Projeto de Assistência aos Cooperados da Coonai) tem demonstrado a importância da consolidação do vínculo universidade – empresa – produtor. 
           Segundo ele, no último semestre foram realizados 173 atendimentos/procedimentos nas propriedades atendidas, e seis alunos dos diferentes períodos do curso de medicina veterinária participaram das visitas técnicas. O projeto possibilita ao aluno a aprendizagem prática e aplicada nas áreas da buiatria, a relação direta com o produtor e o mercado de trabalho, bem como a relação entre a empresa e o produtor.

Alunos participantes do Projeto de Assistência aos cooperados COONAI