Um grupo de nove amigas e um sonho de resgatar os tempos de colégio. Assim nasceu o livro “As senhoras que usavam Modestino, lançado no dia 19 de maio, na Unidade I/Sede, do Centro Universitário Moura Lacerda, prédio que abrigou, entre 1938 e 1970, o Patronato e Ginásio Industrial “Madre Mazzarello” em Ribeirão Preto (SP). O título refere-se à pala branca usada sobre as vestes negras das irmãs salesianas à época. Escrito por Regina Pitta Marques, Carmen Sueli Rinhel, Clélia Manzolli, Edna Fernandes de Aguiar, Lúcia Helena Gavaldão, Lúcia Simei Salles, Maria Luiza Flório de Oliveira, Marisa Hayashi Noguchi e Marta Sobreiro Selistre, a publicação investiga a história da escola e o porquê de seu fechamento.

As “meninas”, como se autodenominaram, cursaram o que hoje seria da Educação Infantil ao Ensino Médio na instituição. Após cerca de 45 anos, elas marcaram um grande encontro, que aconteceu em 2016, na Sede do Moura Lacerda. Tantas memórias foram resgatadas que o grupo resolveu escrever o livro sobre a escola que marcou suas vidas. O objetivo foi manter viva a história do patronato. Para isso, foram feitas entrevistas com ex-professores, pais de alunas e moradores dos Campos Elíseos, bairro onde estava instalado. A publicação traz muitas fotos do período de atividade do local. Para Maria Oliveira, a obra mostra a importância da instituição para a cidade. “Somos a primeira turma que conseguiu desvendar a história inteira da escola. Isso é um grande orgulho”, comentou.

Encontro de gerações

A tarde de lançamento contou com ex-alunas do colégio e familiares. Os convidados aproveitaram a reunião para assinar os livros com os antigos colegas de classes. As ex-alunas Amélia Regina Fraducci, Edir Galão e Clélia Manzoli compareçam ao evento caracterizadas com réplicas dos uniformes da escola para relembrar os velhos tempos. Lucinda de Fátima Lopez, também ex-aluna, veio do Mato Grosso para a comemoração. “É uma terapia para a alma vir até aqui e rememorar nossa infância”, finalizou.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443 | (16) 9-9623-6273   | (16) 9-9201-7887
Atendimento: Livia Cadete (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: livia.cadete@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: liviacadete – Instagram: @milagredoverbo