O arquiteto Marcelo Panico foi convidado pelo Curso de Pós-Graduação em Gestão de Edificações e Novas Tecnologias na Construção, coordenado pelo professor Daniel Forni, para apresentar aos estudantes as aplicabilidades do BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em tradução livre do inglês) e de Realidade Virtual em projetos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia. Óculos especiais de VR – na expressão em inglês – foram utilizados pelos alunos para uma “imersão” em uma residência pronta, mas com possibilidades de alterações.

O primeiro tema da aula especial, ocorrida no final do ano passado, BIM, trata-se de um conceito de modelagem de construção que permite ao profissional saber, antes de um projeto ser iniciado e ter tomado forma, todas as propriedades dos elementos que o compõem e que estarão no resultado final dos trabalhos, a edificação em si. Ele é mais eficiente que outras metodologias e ferramentas porque permite antecipar possíveis mudanças e, portanto, reduzir custos.

A VR é a representação gráfica da realidade propriamente dita. A utilização dela em projetos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, por exemplo, coloca o profissional ou o cliente de um projeto “literalmente” dentro daquilo que será a obra acabada. Além de mudar o referencial de quem está com os óculos, a VR dá à pessoa a real noção do que será o produto imobiliário pronto.

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Instagram: @milagredoverbo