moura-lacerda_arquitetura-urbanismo_palestra-arquiteta-raquel-rolnik-4

Ribeirão Preto recebeu, no dia 26 de setembro, a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik para palestra e noite de autógrafos de seu mais recente livro “Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças”. A obra, que aborda o processo global de financeirização das cidades e seu impacto sobre os direitos à terra e à moradia dos mais pobres e vulneráveis, é fruto das reflexões que a escritora elaborou durante e após o término de seu mandato como relatora para o Direito à Moradia Adequada da ONU (Organização das Nações Unidas). A plateia, que lotou o anfiteatro da Unip (Universidade Paulista), contou com a participação de alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, acompanhados de professores e do coordenador da graduação, André Avezum.

moura-lacerda_arquitetura-urbanismo_palestra-arquiteta-raquel-rolnik-1

A professora Ana Luisa Miranda ressaltou a importância do contato dos estudantes com a palestrante, referência na área de urbanismo. “Raquel é uma voz atuante quando o assunto é a produção do espaço urbano. Ela também desempenhará um significativo papel na formulação de um relatório que fará parte de uma denúncia pública de violação dos direitos de moradia em Ribeirão Preto, além de apresentar as condições de habitação de parte da população residente nos 56 assentamentos precários existentes na cidade”, disse. Essa delação foi organizada pela Frente de Direito à Cidade e Defesa à Moradia Digna, composta por movimentos sociais, Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo, coletivos e ONG’s (Organizações Não-Governamentais).

moura-lacerda_arquitetura-urbanismo_palestra-arquiteta-raquel-rolnik-6

Aprovação dos alunos

Ademilson Garcia, aluno do 10º período de Arquitetura e Urbanismo do Moura Lacerda, viu na palestra uma oportunidade de reforçar o conteúdo de seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). “Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a Flexibilidade na Habitação de Interesse Social. Os relatos e a vivência da Raquel serão uma ótima fonte para o meu estudo”, disse. Felipe Silva, também do 10º período, é membro do Núcleo de Arquitetura da instituição de ensino e estava entusiasmado por poder conhecer uma figura tão renomada na área. “Ela tem uma bagagem extraordinária. Sei que o que aprendi aqui hoje somará muito à minha formação”, afirmou. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo com apoio do Blog do Galeno, mantido pelo jornalista, escritor e presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, Galeno Amorim.

moura-lacerda_arquitetura-urbanismo_palestra-arquiteta-raquel-rolnik-7

Sobre a palestrante

Raquel Rolnik é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo) e doutorada pela New York University. Foi diretora de Planejamento da cidade de São Paulo durante a gestão de Luiza Erundina (1989 – 1992) e secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003 –2007).

Raquel também é autora de “O que é Cidade” (2004), “São Paulo – Coleção Folha Explica” (2001) e “A Cidade e a Lei – legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo” (1997). Possui muitos artigos e publicações sobre a questão urbana, colabora quinzenalmente com a Folha de S. Paulo e mantém o Blog da Raquel Rolnik. Até agosto deste ano, foi comentarista de Cidades com três programas semanais em uma rede de 54 emissoras de rádio AM e FM dentro do projeto Rádio Galeno.

moura-lacerda_arquitetura-urbanismo_palestra-arquiteta-raquel-rolnik-3

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3941-6921 | 3443-3443 | 3236-6249 | 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo