O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, nos dias 6 e 7 de março, uma Aula Inaugural para os períodos da manhã e da noite. Calouros e veteranos estiveram presentes. O tema principal da reunião, comandada pelo coordenador da graduação, Osvaldo Tadeu Lopes, foi o Portfólio Educacional – trabalho realizado pelo aluno ao longo de sua formação. As professoras Rejane Kobori, Rosilene Oliveira e Daniela Leal também compuseram a mesa de discussão. Os palestrantes falaram sobre as propostas do projeto e sua elaboração. O tradicional “Trote Solidário”, a CPA (Comissão Própria de Avaliação), que analisa as competências do curso, um balanço das atividades do ano passado e o planejamento para o 1° semestre de 2017 completaram as pautas do encontro.

Segundo Lopes, o objetivo da palestra foi tranquilizar os estudantes quanto à produção do portfólio e tirar dúvidas dos já envolvidos no processo. “É comum que o aluno sinta-se inseguro e, no início, tenha dificuldades para realizar essa atividade. A apresentação procurou discutir, explicar e explanar todas as questões que possam surgir no caminho”, afirmou. Entre os diversos significados atribuídos, o Portfólio Educacional pode ser classificado como um conjunto de documentos do estudante que mostram evidências de conhecimento, habilidades, esforços e conquistas em uma determinada área – podem ser certificados de atividades extracurriculares ou prêmios, comprovantes de voluntariado, provas, trabalhos, entre outros, organizados em uma pasta estilo fichário, catálogo ou sanfonada.

Superação de desafios

Ana Maria Leite, do 7º período, alertou os calouros sobre a importância das informações que seriam discutidas na apresentação. “Esse bate-papo é muito legal para quem está iniciando a graduação, pois poderá deixá-los mais seguros e certos do quê e como fazer a tarefa”, afirmou. Iara Marinho, do 4º período, ressaltou a relevância do projeto. “O portfólio não segue uma regra, não há um modelo. É um trabalho livre que nos faz refletir sobre como entramos no curso e como saímos dele. Expõe nosso progresso e como superamos os diversos desafios”, disse.

A caloura Juliana Andrade, que possui formação anterior em Artes Cênicas, salientou não estar preocupada com a montagem do portfólio, mas percebeu a ansiedade de seus colegas. “Estou tranquila porque já conheço o meio acadêmico, mas pretendo ajudar meus amigos no que for preciso”, contou. Ela também avaliou a Aula Inaugural como “bastante esclarecedora”. “Eles abordaram tudo muito bem, como algumas questões sobre o desenvolvimento das aulas e as formas de avaliação”, finalizou.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3911-6828 | (16) 3443-3443 | (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo