O dia 23 de maio último foi especial por diferentes motivos. O Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), completou 94 anos de história e contribuição com a educação no interior do Estado de São Paulo e do Brasil. Neste mesmo dia, a instituição abriu as portas de sua Biblioteca Central “Josefina de Souza Lacerda”, localizada à rua João Ramalho, 508, nos Campos Elíseos, próxima à Unidade I/Sede, para os artistas da Alarp (Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto). O espaço agora abriga uma exposição permanente composta por 24 obras – incluindo telas de Bassano Vaccarini e Shozo Mishima e uma gravura de Pedro Manuel-Gismondi.

A solenidade de abertura da mostra lotou o Salão da Biblioteca Central. Além dos artistas e seus familiares, docentes e alunos do Centro Universitário, estavam presentes Oscar Luiz de Moura Lacerda, um dos mantenedores da instituição de ensino; Patricia Andrade, reitora; Paulo Lapini, diretor Superintendente, professor e coordenador do Curso de Ciências Contábeis; e Marina Braghetto, presidente da Alarp. “Uma sociedade digna se faz com pessoas que desenvolvem sua cultura, educação e conhecimento. A formalização do acervo é mais um marco para a academia e foi possível graças à generosidade do doutor Oscar Luiz”, ressaltou Marina.

Legado

Durante três mandatos – 1995/1996, 1997/1998 e 2005/2006 –, Oscar Luiz de Moura Lacerda ocupou a presidência da Alarp. Em seu discurso na noite de abertura da exposição, ele relembrou a trajetória de seu pai, Oscar de Moura Lacerda, falecido em 1979, como ele idealizou o Centro Universitário, em 1923, e sua paixão em difundir o conhecimento por meio do ensino. “Em seu leito de morte, meu pai me chamou e solicitou que eu reunisse todos os professores e funcionários da instituição e pedisse desculpas por ele não ter podido se despedir de cada um pessoalmente. Nunca havia visto algo como aquilo. Era uma pessoa que lutava por um ideal”, contou, emocionado. Em seguida, deu um conselho para os alunos presentes na instituição. “Lutem por um ideal. Não importa qual seja, desde que beneficie o próximo”, afirmou.

Uma história de 94 anos

O aniversário do Centro Universitário Moura Lacerda foi pontuado pelo diretor Superintendente, Paulo Lapini, durante a abertura da exposição na Biblioteca Central. Ele destacou o quanto o mundo evoluiu nestas últimas décadas e o fato da arte e da educação continuarem sendo peças fundamentais para uma sociedade mais justa e desenvolvida. “Ao abrir nossas portas para esse acervo tão importante da Alarp reafirmamos o papel transformador da instituição, tendo a educação como premissa. Buscamos, incessantemente, incentivar o respeito à diversidade de pensamento, à livre expressão e ao pensamento crítico, oferecendo as bases sobre as quais os alunos construirão sua autonomia, cidadania e hábitos de aprendizagem permanente”, disse.

Família de artista

Algumas das obras do acervo da Alarp são de artistas que já faleceram, mas fizeram história na região. É o caso de Pier Luigi Castelfranchi, natural de Bologna, na Itália, que migrou para o Brasil em 1939. Sua família esteve presente na abertura da exposição para prestigiar o evento e a tela do pintor, intitulada “Campo de papoulas”. “Meu pai era médico, mas sempre teve as artes plásticas como uma de suas paixões. É muito bom ver uma de suas obras expostas na Biblioteca do Moura Lacerda, pois é uma forma de eternizar e dar acesso ao trabalho dele e de tantos outros artistas”, afirmou Marisa Castelfranchi, que estava acompanhada dos irmãos Paola e Renato e do filho, Rafael. A exposição está aberta para a população. A Biblioteca Central funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 22h30, e aos sábados, das 8 às 12 horas.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 9-8169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: mari.pacheco. Instagram: @milagredoverbo