parceria-hemocentro-cadastro-medula-ossea-9

Calouros, veteranos, professores e funcionários do Centro Universitário Moura Lacerda mostraram-se muito solidários na campanha de doação de medula óssea, realizada pelo Hemocentro de Ribeirão Preto, nos dias 9 e 16 de fevereiro. De acordo com balanço da entidade, 116 pessoas preencheram o cadastro do Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). A ação, que aconteceu nas unidades I/Sede e II/Campus, integrou a programação do Trote Solidário da instituição de ensino, que tem como objetivo promover atividades voltadas à responsabilidade sociocultural.

Silvia Helena Mendonça, gerente da agência do Banco Santander localizada na Unidade I/Sede, foi a primeira a realizar o cadastro. “É um procedimento simples, rápido e fácil, mas que tem um valor muito grande, pois pode salvar vidas”, disse. A oportunidade de ajudar o próximo também motivou Taline Jesus Santos, aluna do 5º período de Ciências Contábeis. E ela fez mais: divulgou a campanha para os amigos em suas Redes Sociais. “Eu soube que a ação aconteceria no Moura Lacerda e, como representante de classe, multipliquei a informação para atingir o máximo de pessoas possíveis. É um momento único, principalmente para aqueles que não têm tempo de ir até o Hemocentro”, salientou.

Amanda Moré Cherubin, caloura de Medicina Veterinária, está acostumada a participar de ações como essas. Ela é doadora de sangue e de órgãos. “Tive pessoas na família que já precisaram de doações, por isso essas campanhas me sensibilizam muito”, afirmou. Miriam Mendes Castanheira, gerente de Comunicação Social do Hemocentro de Ribeirão Preto, agradeceu a boa vontade e o entusiasmo de todos os envolvidos no processo. “Essas atitudes colaboram para que mais e mais cidadãos entendam que o cadastro para medula óssea, assim como a doação sangue e de órgãos, tem que ser realizado com consciência e responsabilidade”, concluiu.

parceria-hemocentro-cadastro-medula-ossea-5

Dados nacionais

Atualmente, mais de 1.500 pessoas estão inseridas no Rereme (Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea). Já o Redome conta com mais de 4 milhões de cadastrados. Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que apenas 25% dos pacientes conseguem encontrar um doador de medula entre familiares, enquanto a chance de localizar um outro compatível é uma em 100 mil. Qualquer pessoa que queira outras informações ou fazer agendamentos no Hemocentro de Ribeirão Preto poderá usar o telefone gratuito 0800-979-6049 ou o e-mail doador@hemocentro.fmrp.usp.br.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3911-6828 | (16) 3443-3443 | (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo