A Unidade II/Campus do Centro Universitário Moura Lacerda, em Ribeirão Preto (SP), se estabeleceu, em 2016, como um importante polo de ações ligadas ao esporte da cidade e de sua macrorregião. Essa vocação se consolidou no 1º semestre de 2017, com a realização de diversos eventos, como a primeira etapa do Circuito de Corridas da Região Metropolitana, um amistoso oficial da equipe de futebol americano Botafogo Challengers, o Circuito Caixa de Maratoninha, a 1ª Corrida Noturna Moura Lacerda – Eco Experience Night Run, a Maratona de Revezamento da Assessoria Esportiva Matheus Equilíbrio, o Juesp (Jogos Universitários do Estado de São Paulo) e a Economíadas Caipira 2017. O local também é palco para os treinos do Comercial Futebol Clube e da Escola de Futebol Roma, esta ligada ao clube italiano de mesmo nome.

Para Cláudio Bidurin, diretor Administrativo do Moura Lacerda, apoiar os esportes é uma forma positiva de o Centro Universitário realizar ações de integração com a comunidade e de fomentar a prática. “Toda Ribeirão Preto e sua região podem se beneficiar deste espaço universitário. Tornamo-nos fundamentais e referência não só pela área disponível e pela presença da natureza no local, mas, principalmente, pelos equipamentos esportivos e pela comodidade de amplos espaços de estacionamento e segurança”, afirma. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Unidade II/Campus possui, no total, 1.120 mil m². O complexo esportivo, que ocupa uma área de 60 mil m², conta com oito quadras profissionais de tênis, um parque aquático com quatro piscinas – entre elas uma olímpica (50mx25m) e outra semiolímpica (25mx12,5m) –, além de quatro quadras poliesportivas – duas cobertas e duas ao ar livre –, campo de futebol e pista de atletismo. 

Teoria alinhada à prática

O Curso de Educação Física da instituição de ensino desfruta, integralmente, da estrutura do campus. Por exemplo, no local foram realizados jogos amistosos de voleibol contra a Faculdade de Medicina da USP (Universidade São Paulo) e festivais de voleibol e futsal. Em 2017, os estudantes também marcaram presença no 23º Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática regular de atividade física e esporte. Alunos do 1º período da Graduação passaram a manhã toda na Cava do Bosque, ginásio poliesportivo administrado pela Prefeitura. Eles monitoraram e promoveram atividades com crianças, adolescentes e adultos da comunidade – cama elástica, tênis de mesa, badminton, vôlei, basquete e handebol.

O uso do campus pela graduação, de acordo com Bidurin, é muito significativo e enriquece as discussões feitas pelos docentes em sala de aula. “É possível integrar nossas turmas, tanto de Bacharelado quanto de Licenciatura, em tais ações esportivas. É sempre uma oportunidade dos alunos darem suporte à execução dos eventos e acompanharem todo o planejamento e a logística, além de já iniciarem contato com a comunidade”, ressalta.

Ainda segundo o diretor Administrativo, há vários planos de investimentos para o campus, bem como para as demais unidades da instituição. “Estamos planejando as reformas do ginásio, a adaptação do campo de futebol para melhor utilização pela equipe de futebol americano, a modernização do parque aquático e da pista de atletismo, a adequação de alguns espaços para a realização de novas provas de corrida e que possa também receber, futuramente, provas de ciclismo. Além disso, estamos planejando investimentos em nossas equipes de esportes individuais e coletivos”, finaliza Bidurin.

Ações promovidas

Em fevereiro deste ano, os corredores de rua de Ribeirão Preto ganharam um novo desafio: o Circuito de Corridas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto – Copa RibeirãoShopping. A primeira fase da competição – de um total de seis etapas de 5 quilômetros cada – foi realizada no Campus do Moura Lacerda e contou com a participação de mais de 500 competidores. As cidades de Santa Cruz da Esperança, Cravinhos, Altinópolis, Serrana e Tambaú também fazem parte da ação, prevista para terminar em novembro. As empresas Gold Meat, Viação São Bento e o Centro Universitário são apoiadores máster da iniciativa. A unidade de ensino também recebeu, em março, um amistoso oficial entre o Botafogo Challengers e o Monte Alto Rippers. O duelo foi uma espécie de treino físico e técnico dos clubes para a Copa Paulista de Futebol Americano, que teve início em abril.

A Experience Eco Night Run, realizada em maio, foi a 1ª corrida noturna organizada por ribeirão-pretanos em 2017. Os mais de 200 atletas percorreram 6km de corrida e 3km de caminhada pelas ruas internas do complexo universitário. A atividade foi promovida em parceria com a Assessoria Esportiva Matheus Equilíbrio. Ainda em maio, o campus recebeu o Juesp (Jogos Universitários do Estado de São Paulo). A competição envolveu estudantes de instituições de ensino superior de Ribeirão e região que participaram de provas de futebol de campo, handebol e voleibol. Esta foi a segunda vez que o Moura Lacerda cedeu sua estrutura física para os jogos. O evento contou com a presença de, aproximadamente, 1.500 pessoas.

Ribeirão Preto recebeu, no dia 11 de junho, o 14º Circuito Caixa de Maratoninha, maior competição de corrida de rua infantil do país. O evento, que aconteceu no Campus do Moura, reuniu mais de 1.200 atletas mirins, a maioria alunos de escolas públicas e integrantes de projetos sociais. A cidade também foi a escolhida para sediar as tradicionais Economíadas Caipira, um campeonato universitário que reúne 16 associações atléticas de faculdades de negócios do Interior de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, entre 15 e 18 de junho, o campus recebeu mais de 3.000 estudantes, que disputaram as modalidades de voleibol de areia, futebol de campo e handebol.

Treinos e campeonatos

A ideia de levar os treinos da Escola de Futebol Roma, de Ribeirão Preto, para o Campus do Moura Lacerda partiu do treinador da equipe, Henrique Sousa. Formado nas categorias de base do Botafogo Futebol Clube e com passagens pelos clubes Ferroviária, de Araraquara, e Comercial, de Ribeirão Preto, o ex-jogador e agora líder da escolinha associada ao time europeu o complexo universitário. “Treinei por muito tempo na instituição e acredito que a estrutura possa colaborar para o desenvolvimento e a performance de nossos alunos. A proposta para o futuro é fazer da unidade de ensino a ‘casa’ do Roma nos campeonatos regionais”, diz.

O time profissional e as equipes Sub 11, 13, 15, 17 e 20 do Comercial Futebol Clube também utilizam os gramados do campus para seus treinos. Segundo o assessor de Imprensa do clube, Brenno Augusto, há um projeto, em andamento, para ampliação da parceria. “Gostaríamos de colaborar com o Curso de Educação Física da instituição por meio da troca de experiências. O Comercial possui duas unidades de escolinhas de futebol, portanto, os estudantes da Graduação teriam a oportunidade de aplicar seus conhecimentos com os jovens atletas”, conclui.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo