As novidades que a Revolução Digital, iniciada na década de 1960, trouxe para o cotidiano ultrapassaram a simples criação de equipamentos modernos e que encurtam distâncias. Durante o Digitalize-me, evento promovido, na última quinta-feira (25/08), pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) no Centro Universitário Moura Lacerda, um novo conceito foi amplamente discutido: o “e-consumidor”. “Quem sai de casa para ir ao shopping tem um perfil completamente diferente daquela pessoa que prefere fazer compras com um clique, sem levantar-se do sofá. Terá sucesso quem souber investir em ambos os públicos e entender suas peculiaridades”, afirmou Vinícius Melo, um dos palestrantes e sócio-diretor da agência Rebellion.

Gratuito, o Digitalize-me reuniu cerca de 300 pessoas no Auditório “Ilka de Moura Lacerda” e teve como foco profissionais das áreas de comércio eletrônico e marketing digital, empresários de pequenas e médias empresas, estudantes e quem estivesse interessado em ingressar nesse mercado. A programação prosseguiu com Débora Cassilhas, gerente da ComSchool, que orientou os participantes sobre a preparação de um bom currículo e a necessidade de não confundir esse instrumento com o LinkedIn. “Eles são complementares, com informações que não podem ser superficiais e devem interessar a qualquer empregador. Graduar-se auxilia a encurtar caminhos, mas dedicação é o diferencial em qualquer área”, explicou.

O tema seguinte do Digitalize-me foi “Turbine suas vendas com ajuda da sua plataforma de pagamentos”. César Carmona, da PayU, explicou em detalhes a importância de oferecer um sistema financeiro de credibilidade, o que impacta diretamente na confiança do comprador em relação ao site. Por fim, Alvino Amaro, gerente de e-commerce da Tray / Locaweb, deu dicas de como construir um espaço de vendas virtual de sucesso. “A loja é do cliente. Ela tem de ser funcional e, mais importante, simples e direta, para que a visita se transforme em compra. Entre os principais aspectos a serem observados desde o início do processo estão planejamento, sistema de pagamentos, usabilidade, conteúdo, logística, equipe funcional de atendimento e um bom marketing, com gestão eficaz”, concluiu.

Da criação ao consumidor final

Participaram do evento alunos de outras graduações, como Publicidade e Propaganda e Moda, além dos Cursos Tecnológicos. A professora Raquel Lovatti, que dá aulas para as duas primeiras, comentou a relevância do Digitalize-me para complementar os conteúdos didáticos aplicados. “Em Moda, há matérias sobre vendas, criação de produtos, marketing e varejo, entre outras. Por isso, há uma relação intrínseca com o que vimos nas palestras. É fundamental saber apresentar o que se cria, de modo a transmitir uma imagem correta e que atinja seu cliente, seja ele qual for”, disse.

O coordenador dos cursos de Gestão em Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, José Ferreira de Souza Neto, lembrou que é necessário observar o uso correto das ferramentas. “As redes sociais abrem um vasto leque de possibilidades, mas o aspecto profissional tem sempre de estar no foco do trabalho para que os resultados sem os esperados”, explicou. Rodrigo Carvalho, estudante do 8º semestre de Publicidade, já atua no departamento de marketing de uma fabricante de doces sediada em Ribeirão Preto e utilizará o que aprendeu na prática. “Há a intenção de implementar um e-commerce na empresa, e todas as dicas ensinadas no evento serão valiosas para começarmos com o pé direito”, afirmou.

 

 

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