Alunos que participaram do Programa de Iniciação Científica, em 2018, tiveram seus trabalhos reconhecidos na abertura do “Moura Lacerda Atualiza – Semana de Planejamento Docente”

O reitor do Centro Universitário Moura Lacerda, Oscar Luiz de Moura Lacerda, anunciou, na noite da última terça-feira (29/01), os vencedores e as Menções Honrosas do “5º Prêmio Oscar de Moura Lacerda para Iniciação Científica”. Júlia Carvalho Gomes, do Curso de Agronomia e orientanda do professor doutor Alexandre de Sene Pinto, ganhou pela pesquisa sobre controle biológico de pragas. Ivã de Oliveira da Matta Filho, de Pedagogia e orientando da professora mestra Carla Costa de Morais, venceu pelo trabalho sobre figuras de barbante como recurso para a contação de histórias.

A atividade aconteceu no Auditório “Ilka de Moura Lacerda”, na Unidade I/Sede, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto (SP), durante a abertura do “Moura Lacerda Atualiza – Semana de Planejamento Docente”, que reuniu dezenas de professores e coordenadores de cursos. Devido à alta qualidade dos inscritos, a banca responsável pelo julgamento decidiu, de forma inédita, dar a vitória a dois trabalhos.

As Menções Honrosas foram para: “Levantamento de Afecções Podais em Rebanhos Ovinos na Macrorregião de Ribeirão Preto”, da aluna de Medicina Veterinária Camila Silva Figueiredo, com orientação do professor mestre Yuri da Silva Bonacin; “Avaliação Bacteriológica e Perfil de Resistência das Bactérias Isoladas do Útero de Cadelas com Piometra”, de Andreza Barbieri de Almeida, também de Medicina Veterinária, orientada pela professora mestra Roberta Casale; e “Pichação e Grafite: Uma Análise Discursiva dos Muros de Ribeirão Preto”, da estudante de Letras Isabela Araújo dos Santos, orientada pela professora doutora Fabiana Viana Borges.

Os cursos cujos alunos ganharam o “Prêmio Oscar de Moura Lacerda para Iniciação Científica” desde sua criação foram Gestão da Tecnologia da Informação (2015), Agronomia (2016), Publicidade e Propaganda (2017) e Arquitetura e Urbanismo (2018).

 

Pesquisas premiadas

 

O título do trabalho de Iniciação Científica desenvolvido por Júlia Gomes foi “Uso de Fungos e Bactérias para o Controle Microbiano de Pragas e Doenças das Hortícolas da Família Solanacea”. Ela tratou de alternativas para o cultivo de alimentos sem o uso de inseticidas. E trouxe um dado alarmante: em alguns alimentos consumidos in natura pela população, no dia a dia, ainda existem resíduos de agrotóxicos ativos em quantidades preocupantes. Por exemplo, 91,8% no pimentão e 63,4% no morango.

A estudante de Agronomia realizou um estudo inédito na aplicação de fungos e bactérias em plantações de berinjela e jiló. Ao fim, analisou os resultados na qualidade e na quantidade da colheita, e observou que não houve mudanças significativas nos resultados, entre cultivos diferentes, mostrando ser o controle biológico de pragas uma alternativa mais sustentável e saudável que o com pesticidas, que faz mal à saúde humana e ao planeta, ao atingir o ar, as águas e o solo.

No 4º semestre de Pedagogia, na disciplina de Literatura Infantil, ao discutir a importância sobre a contação de histórias no desenvolvimento da criança, Matta Filho teve seu interesse despertado pelo tema, que desenvolveu ao longo de 2018. Durante a pesquisa, cujo título do trabalho foi “Figuras de Barbante: Resgate Histórico e sua Utilização como Recurso para a Contação de Histórias”, ele apresentou as figuras de barbantes como elementos presentes em vários cenários culturais e civilizações e sua possibilidade como ferramenta didática.

A pesquisa qualitativa exploratória, ou seja, aquela que exige uma ampla procura por materiais em revistas, livros, documentos, envolveu uma profunda busca por referências e contatos com pesquisadores do mesmo tema em outros países, como Austrália, Canadá, Polônia, Argentina e Estados Unidos. Essa busca o possibilitou encontrar, ao redor do mundo, mais de 100 imagens, nas quais o barbante é usado para contar histórias.

História

O reitor Oscar Luiz de Moura Lacerda, relembrou a importância da homenagem feita ao pai, que dá nome ao prêmio que tem como objetivo incentivar a pesquisa. O educador contou a história de persistência que resultou no Centro Universitário de hoje. “Ele lutou enormemente pelo bem social, enfrentando todas as dificuldades, com contratempos financeiros e administrativos enfrentados na busca de seu sonho de ser professor e disponibilizar estudos para outras pessoas”, afirmou.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3446-5717    |    3329-7998    |    9-9626-5055

Atendimento: Lorena Marques (16) 9-9310-9072 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: lorena.marques@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo