curso-atualizacao-profissional-aprovacao-licenciamento

Uma entre as inúmeras novidades acadêmicas do Centro Universitário Moura Lacerda, em 2016, foi o Curso de Pós-Graduação em Aprovação e Licenciamento de Projetos. Segundo o coordenador, José Antonio Lanchoti, a receptividade foi tanta e os resultados, tão positivos, que a própria turma solicitou a ampliação do tema e uma nova pós na área. Com dois meses de duração e aulas aos sábados – das 8 às 12 e das 13 às 17 horas –, a atividade atraiu colaboradores dos mais diversos setores e posições hierárquicas de incorporadoras, construtoras, escritórios de arquitetura e outras empresas do setor da construção civil. O ambiente tornou-se, então, propício ao networking e à troca de experiências.

guilherme-pecci_-tiago-de-vicente_antonio-lanchoti_danilo-marcondes-machado

“O grupo de estudantes foi formado por profissionais já inseridos no mercado de trabalho – engenheiros, arquitetos e urbanistas e mesmo graduandos –, cerca de um terço deles oriundos de cidades vizinhas a Ribeirão Preto. Os professores foram os especialistas Danilo Marcondes Machado, Tiago Zanetti e Guilherme Pecci, todos eles membros da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto. Entre os conceitos aplicados em sala de aula estavam o foco na legislação específica de uso e parcelamento do solo e a montagem correta de projetos para a celeridade na aprovação dos mesmos junto aos órgãos municipais e estaduais reguladores e deliberativos sobre o tema”, afirmou Lanchoti.

O aperfeiçoamento faz parte do programa de cursos livres da instituição de ensino, que tem por objetivos complementar a formação dos alunos e agregar valor ao currículo deles, abrindo novos olhares e possibilidades de atuação no mercado. “Os profissionais que ministraram o curso são especialistas no assunto e vivem, na prática, o que ensinaram em sala de aula”, disse. Segundo Guilherme Pecci, um dos docentes do programa, os estudantes foram apresentados a tudo o que acontece em uma prefeitura quando o assunto é aprovar projetos de arquitetura e engenharia. “Abordamos todos os detalhes, desde a elaboração de documentos até a tramitação junto aos órgãos públicos, passando por todos os tipos de licenciamentos existentes”, contou.

Atualização profissional

paula-santos-eugenio-da-silva_arquiteta

Paula Santos Eugênio da Silva é arquiteta formada, em 2012, pelo Moura Lacerda. Ela trabalha na Perplan Urbanização e Empreendimentos, empresa que atua no setor de incorporação e loteamentos na macrorregião de Ribeirão Preto. Ela disse que buscou o curso para se atualizar, porque há poucos com o foco oferecido e por ser bem específico naquilo que é seu cotidiano na empresa. “Foi importante no aprofundamento de conceitos e informações que usamos no dia a dia corporativo. Ver outros pontos de vista sobre assuntos e aspectos que fazem parte da nossa rotina foi bastante interessante, bem como interagir com colegas do mesmo ramo”, ressaltou.

Jordana Ferrador Sacco, Laís Rafaela da Silva e Thaline Sousa são alunas do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Moura Lacerda, o que não as impediu de também frequentar as aulas de atualização profissional. “Conhecimentos sobre licenciamento e aprovação de projetos são muito úteis na nossa área. Agora conseguiremos aprofundar essas questões, o que com certeza nos ajudará no mercado de trabalho”, afirmou Jordana.

Para o arquiteto Ivan Ribeiro, que já possui seu próprio escritório, e Gabriel Vendrusculo, professor do Centro Universitário, o curso também serviu como uma reciclagem. “Foi uma oportunidade para rever conceitos e nos atualizarmos sobre as práticas mais recentes da área”, ressaltou Ribeiro. “No meu caso, também foi muito útil para incrementar as aulas e aquilo que passo para os meus alunos na graduação”, completou Vendrusculo.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Mariana Pacheco (16 – 9-98169-6757) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).

E-mails: mariana.pacheco@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: mari.pacheco. Snapchat: milagredoverbo