Conquistar um espaço no mercado de trabalho é uma realização futura que faz parte da vida de todo universitário. Aliados a este desejo estão os propósitos de uma graduação, que busca capacitar o estudante para que ele possa exercer sua profissão da forma correta e com qualidade. Assim trabalha o Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, que possui alunos de diversos períodos já atuando em empresas de Ribeirão Preto e região. Muitas dessas colocações tiveram apoio do curso e foram obtidas por meio de indicações e orientação da coordenação e dos professores ou pelo Portal de Empregos do Moura Lacerda.

Segundo Carmen Justo, coordenadora da graduação, o Moura Lacerda mantém um contato sério e focado em resultados com o mercado de trabalho, o que facilita a inserção de alunos. “Sempre promovemos palestras com profissionais de diferentes áreas. Nosso corpo docente é formado por professores que também trabalham nos mais variados segmentos da Publicidade. Participamos de eventos públicos e festivais – nestes últimos, conseguimos uma boa demonstração dos trabalhos desenvolvidos pelos graduandos, com premiações importantes e referenciais”, salienta.

Atividades que fazem parte da grade curricular também auxiliam na visibilidade do curso. Alguns exemplos são o Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda, que coloca o aluno em contato direto com clientes reais, e o Projeto de Extensão “Publicitários Solidários”, um programa que incentiva o trabalho voluntário dos estudantes para entidades que necessitem de apoio na área na qual eles estão se formando.

Primeiro passo para o futuro

foto-brayan-1

Brayan Laurentis conquistou o tão sonhado estágio enquanto cursava o 5º período – hoje, ele está concluindo o curso. Amante da área de Direção de Arte, foi contratado pela UCBVET Saúde Animal, indústria de medicamentos veterinários com matriz em Jaboticabal (SP), para trabalhar no Departamento de Marketing, que fica localizado na unidade de negócios da empresa em Ribeirão Preto. Ele é responsável pela identidade visual da marca, pelas mídias online (site e Redes Sociais), pela produção dos materiais impressos institucional e promocional usados para divulgação dos produtos, entre outros.

A vaga de estágio na UCBVET surgiu em uma publicação da coordenadora Carmen Justo em um grupo da turma no Facebook. “Quando vi a oportunidade, já pesquisei sobre a empresa para ir preparado para a entrevista”, afirma Brayan. O aluno conta que, após começar a atuar na área, sentiu grandes mudanças em relação ao seu desenvolvimento em sala de aula. “Acho que evolui e me aperfeiçoei bastante. Hoje, tenho a mente mais aberta e o entendimento é mais claro. Aconselho todos a procurarem um estágio por conta do aprendizado. É bom também para explorar segmentos e se encontrar na profissão, pois o ramo da Publicidade é muito dinâmico” conclui.

Para Renata Guasti, gerente da Área de Pessoas da UCBVET, o estágio é a ocasião que o universitário tem para mostrar o seu potencial. Para que o aluno aumente suas chances de efetivação, recomenda que ele mostre sempre o seu melhor e busque, constantemente, fazer com que suas ações gerem resultados positivos para a companhia. “A UCBVET, por exemplo, contribui para o progresso do graduando, apoiando e incentivando o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais necessárias para ele se tornar um profissional competente e qualificado. É bom para os dois lados – para a empresa, que obtém um colaborador integrado e comprometido, e para o estudante, que consegue se inserir no mercado de trabalho com grandes oportunidades de evolução na carreira”, finaliza.

Ferramentas de busca

No Curso Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda o estágio não é obrigatório, mas, segundo Carmen, é incentivado o tempo todo. “Os alunos são bastante proativos neste aspecto. Muitos buscam pelas vagas ainda no 2º ano. Eles pesquisam no site da APP-Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda), no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), no Portal de Empregos Moura Lacerda e pedem indicações para os professores”, aponta. “Também temos uma ótima relação com empresas interessadas em contratar alunos do Centro Universitário. Associo essa procura à boa qualidade, à tradição da graduação e à competência dos profissionais formados aqui e que já estão no mercado”, salienta a coordenadora.

foto-livia-1

A aluna Lívia Vanzeli conseguiu uma vaga na Goal Projetos, especializada em programas financiados por meio das leis de incentivo fiscal, após preencher o formulário no Portal do Programa de Estágio, uma iniciativa global do Santander Universidades, entidade parceira do Moura Lacerda. A bolsa tem duração de 4 meses, com 4 horas diárias para estagiar em companhias clientes da instituição bancária. A estudante atuava em uma imobiliária e, no 3º período do curso, resolveu ingressar no mercado específico de sua área. “A Goal é uma empresa jovem e que acredita na capacidade dos novos profissionais. Fui muito bem recebida e agradeço por todo o aprendizado que conquistei lá”, completa Lívia.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo