Diversos cursos do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), figuram entre os melhores do Brasil segundo o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Dos 273 cursos de Tecnologia em Gestão Financeira, o do Moura Lacerda ocupa a 2ª colocação, com a nota máxima 5. O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial, também com 5, está entre os cinco mais bem posicionados do país, de um total de 170 avaliados. A graduação em Publicidade e Propaganda conquistou o conceito 4, é a 10ª melhor do Estado de São Paulo e a 1ª de Ribeirão Preto.

As notas, que representam o desempenho das instituições em 2015, foram divulgadas, no dia 8 de março, pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”), autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação). Com escala de 1 a 5, a prova do Enade avalia o rendimento dos alunos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de suas respectivas graduações. Outro índice avaliado pelo MEC é o CPC (Conceito Preliminar do Curso), que calcula o desempenho do estudante na avaliação somado à qualificação da instituição em quesitos como Corpo Docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, entre outros.

Considerando a nota do CPC, dos 216 cursos de Tecnologia em Processos Gerenciais analisados, o do Moura Lacerda é o 2º melhor de São Paulo e o 1º em Ribeirão Preto, com nota 4. Das 101 avaliações, Relações Internacionais ocupa a 4ª colação no estado, com conceito 3. Já Economia, com nota 4, é a 5ª mais bem posicionada em São Paulo e a 11ª no Brasil, de um total de 191 cursos. Ainda segundo o MEC, de um total de 1.806 cursos avaliados, a graduação em Administração do Moura Lacerda conquistou a nota 4 no Enade e está entre os 25% melhores do Brasil e os 18% de São Paulo. Considerando Enade e CPC, o Direito do Centro Universitário pertence a um seleto grupo de apenas 116 cursos (11%) que atingiram nota 4 nos dois conceitos – foram avaliados, no total, 1.066 graduações.

Reflexo positivo

“As excelentes notas obtidas reafirmam nossa maior premissa, que é a de prezar pelo sucesso do profissional que formamos”, disse Patrícia Andrade, reitora do Centro Universitário. De acordo com ela, refletem o esforço e a dedicação aplicados pelos corpos Administrativo, Docente e Discente em todo o processo. “É a soma do trabalho que realizamos dia a dia e que se propaga pelos 4 ou 5 anos de graduação. O cuidado tem início na concepção de um Projeto Pedagógico qualificado e competente para cada curso. O conteúdo, alinhado às diretrizes do MEC, também acompanha as exigências contemporâneas de um mercado de trabalho sempre inovador e em mutação. Há as sólidas experiências de nossos professores, que possuem formação técnica e acadêmica, assim como o empenho primoroso do coordenador de cada curso. Além disso, temos o comprometimento do estudante, que entende o valor, a importância que é ter o nome de uma instituição qualificada e referendada pelo Governo Federal em seu currículo”, afirmou.

Panorama nacional

O Enade 2015 avaliou 26 áreas, 8.121 graduações e 2.109 instituições de ensino superior. Contou com a participação de 447.056 alunos – de um total de 549.487 concluintes no ano. Os dados divulgados pelo MEC apontam que do total de cursos analisados, 57,7% e 26,5% conquistaram notas 3 e 4 respectivamente, enquanto 1,2% obtiveram conceito máximo. Cursos com notas insatisfatórias podem receber sanções do governo, como o impedimento da abertura ou a redução de vagas ou, ainda, o fechamento de parcerias com Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

De acordo com informações do Governo Federal, o Moura Lacerda ficou entre os 27,7% de instituições de ensino superior com melhores classificações (notas 4 e 5), e entre os 15,6% de entidades privadas com igual colocação. Um levantamento feito pelo Enade indicou que 42,1% dos universitários avaliados em todo Brasil dependeram de bolsa ou financiamento para cobrirem o custo das mensalidades. Dentre os beneficiados por programas sociais oriundos de Brasília, 53,4% têm renda familiar de até três salários mínimos e 44,3% são os primeiros da família com acesso a uma graduação.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3911-6828 | (16) 3443-3443 | (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo