Estudantes do 6º período do Curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), promoveram a tradicional feira de degustação de produtos alimentícios como parte das atividades do Miniprojeto Experimental. O evento foi realizado, no dia 6 de novembro, na Unidade I/Sede. Este ano, os alunos focaram o segmento de doces e sobremesas. Eles realizaram não só receitas inovadoras, mas que também trouxeram um resgate de suas memórias afetivas. “Algumas guloseimas contaram uma história ou expressaram lembranças pessoais, como preparos feitos por avós, por exemplo”, ressaltou a coordenadora da graduação, Carmen Justo.

A apresentação dos itens resultou de um trabalho desenvolvido nas disciplinas de Planejamento de Campanha, Processos e Técnicas, Redação Publicitária, Fotografia Publicitária e Publicidade Online. Segundo Raquel Lovatti, coordenadora do projeto, a atividade antecipa aos alunos uma experiência com as etapas que envolvem o trabalho de conclusão da graduação, que acontece nos 7º e 8º períodos. “As equipes deveriam criar uma empresa e um produto da área de alimentos, com foco na estratégia de marketing e comunicação. A tarefa exigiu criatividade na execução de todos os processos, entre eles criação da marca e do logotipo, montagem do estande, divulgação de preço, busca pelo público-alvo, etc.”, afirmou a professora.

Conceitos e produções

A agência experimental Atena apostou em um bombom gourmet à base de café e açúcar mascavo, que ganhou o nome de “Mascafé”. De acordo com Maik Luã Pereira, o grupo usou produtos que foram de grande importância na história da construção da economia de Ribeirão Preto, como o café e o açúcar. “Buscamos fornecedores na cidade para valorizar a produção local e deixar o sabor ainda mais marcante, mas, infelizmente, não encontramos. Também fizemos pesquisas com os concorrentes diretos, entre eles as lojas João Brigadeiro e a Le Bonbon”, conta o estudante.

As diversas festas voltadas para jovens, muito comuns em Ribeirão Preto, serviram de inspiração para a agência experimental Where. Eles criaram a Up Doces Etílicos, uma linha de produtos com baixo teor alcoólico. O escolhido para a feira de degustação foi o “Copinho de Caipirinha”, um pequeno recipiente feito de chocolate e recheado com mousse da bebida originalmente brasileira. “Nossa proposta visa à produção para empresas que organizam eventos, o que, no ramo da Publicidade, chamamos de B2B, que significa Business to Business. A estratégia de comunicação é simples: utilizaremos e-mail marketing, catálogos e marketing direto” explicou o aluno Willian Lopes. Para elaborar um “produto sustentável”, quesito obrigatório para o projeto, a equipe criou uma técnica para incentivar a reciclagem. “Se a empresa devolver as embalagens de plástico, ela ganha 10% de desconto no serviço contratado”, finalizou Lopes.

A produção artesanal foi a escolha da agência experimental 360º. Eles criaram o “Docenoura”, um bombom recheado de bolo de cenoura. “A receita que utilizamos é feita pela avó da Gabriela Marques, uma das integrantes do grupo. Nossa ideia era fazer algo com gosto mais caseiro e que não passasse aquela sensação de doce seco e industrializado”, explica Bruna Moreno. A equipe também propôs a montagem de quiosques em shoppings para que a venda seja feita diretamente para o consumidor.

Para finalizar, a Navegue Comunicação apresentou o “Dona Nanica”, um pão de mel feito com banana nanica e recheio de doce de leite. “Depois de alguma pesquisas, descobrimos o valor nutricional que a casca da banana possui. Também encontramos diversas outras receitas de doces que fazem uso dela. Por isso definimos por um produto em sua forma integral”, afirmou Guilherme Pelliccioni, membro da agência. O grupo optou pelo negócio B2B, ou seja, venda direta para outras empresas.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo