Depois de um ano de muito trabalho e dedicação, os formandos do Curso de Moda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), apresentaram as coleções de suas marcas experimentais, desenvolvidas como requisito para a conclusão da Graduação. Um público formado por pais, amigos, familiares e professores conheceram as criações das empresas All Shapes, Brigitt, Ferox, Calla, Dess e Rue. Na passarela, os modelos exibiram lingeries para todos os tamanhos, tecidos com diversos bordados e peças que representavam a elegância da feminilidade, o empoderamento das mulheres, a modernidade no ambiente de trabalho e as modas urbana e de rua. O desfile de lançamento aconteceu no Espaço Santo Antônio, localizado no bairro Sumarezinho, na noite de 22 de novembro.

Após o desfile de cada coleção, os alunos responsáveis pelas peças subiram à passarela e foram recepcionados com aplausos e manifestações de carinho. Os olhos de quem acompanhou brilharam ao ver o resultado profissional conquistado depois dos quatro anos. Nilce Oliveira, mãe da aluna Laís Oliveira, disse que ficou ainda mais orgulhosa da filha. “Sei o quanto ela se dedicou a esse trabalho, pois acompanhei de perto cada etapa. Foi tudo maravilhoso. Todos merecem os parabéns”, contou.

Leda Braga, coordenadora do curso, lembrou que o evento surgiu como uma forma de comemoração. “Foi um trabalho intenso e todos se esforçaram muito. Nada mais justo do que compartilhar os resultados com a família e os amigos”, salientou. Para Raquel Lovatti, coordenadora do projeto, os estudantes mostraram compromisso profissional. “A atividade contempla a constituição de uma marca inédita e passa por todo o processo de criação até seu lançamento. Isso revela aos alunos a realidade do mercado de trabalho”, concluiu a professora.

Moda para todos

As alunas Júlia Mazzer, Luísa Crozariollo e Tauany Pereira apostaram em uma coleção inovadora. Elas criaram 15 conjuntos de  lingeries inspiradas no clássico “Lago dos Cisnes”. As cores branco, roxo e preto lembraram a história dramática e cheia de mistérios e magia do balé, com um toque de romantismo e sensualidade. O diferencial é que a marca buscou atender diversos biotipos por meio da grande variedade de medidas disponíveis. É dessa ideia que surgiu o nome da empresa: All Shapes que, em inglês, significa “todos os tamanhos”. “Nossa intenção foi fugir do óbvio e fizemos isso de duas maneiras. Primeiro, escolhemos a moda íntima e não o vestuário comum, como blusas, vestidos, calças, etc. Depois, fabricamos produtos que fogem do padrão que sempre vemos. Pensamos em todos os formatos de corpos”, explicou Tauany Pereira.

Poder feminino

Joyce de Gilio, Luís Augusto Vorussi, Mariele Tirolo e Victória Mesquita foram os idealizadores da Brigitt. O segmento da marca é o de Moda Feminina Retrô. Por isso sua maior inspiração foi a atriz e modelo francesa Brigite Bardot. A coleção Primavera/Verão 2018 “Passaporte para o Passado” foi guiada por uma releitura do filme “Meia-Noite em Paris”, de Woody Allen. “Nossa ideia foi oferecer uma viagem incrível aos anos 20, trazendo todo encanto dessa época, mas com um toque de leveza e modernidade, retratando todo seu brilho, glamour e movimento”, explicou Joyce de Gilio. A aluna também contou que as sensações de alívio e satisfação ao ver o trabalho finalizado foram as maiores recompensas. “Percorremos um caminho longo até aqui. Foi gratificante compartilhar esse momento com meus amigos e familiares”, completou.

O sentimento de gratidão também foi citado por Roberta Camargo, que, ao lado dos colegas Isabela Bim Simões, Jaqueline Castilho Dickfeldt e Roberta Vanessa Pereira Martins, criou a Dess. “Foi uma emoção enorme ver nossas peças na passarela e observar a reação do público. Ficamos muito orgulhosos com o resultado que obtivemos”, disse. Ainda segundo Roberta Camargo, a marca teve como conceito a valorização e o empoderamento da mulher. O nome da empresa, por sua vez, vem da palavra inglesa “goddess”, que significa “deusa”. A coleção Verão 2018 “Arranha-Céu” foi inspirada nos prédios de Dubai. “Queríamos proporcionar aos consumidores o luxo e a modernidade da cidade mais famosa dos Emirados Árabes. Os elementos traduzidos são as formas geométricas no corte, as linhas puras e simples na modelagem, os tons neutros e a inovação no design das roupas”, salientou.

Para Tais Ramirez, uma das criadoras da Ferox, o trabalho fez com que ela percebesse a importância de cada etapa de uma produção de moda. “Como executamos todos os processos – desde o planejamento, passando pela confecção até o lançamento – observamos o valor que cada fase tem para o resultado final. Também visualizamos um pouco da realidade do mercado de trabalho e o que o futuro nos reserva”, contou. A coleção Outono/Inverno 2018 “Ritmo Nova-iorquino” foi inspirada na cidade americana que respira trabalho, negócios, agitação e tem mulheres poderosas em seu mercado profissional. O nome da marca é uma palavra em latim e remete a uma mulher feroz e determinada. A empresa também tem como integrantes os alunos Gabriela Moreira de Almeida, Isabella Belasco Roque, Michaela Aparecida Faria Alves e Slana Bovo Minto.

Missão cumprida 

Com uma diversidade de cores e acessórios, as alunas Giovanna Staffetti, Mary Sena, Michelle Fernandes, Tamires Fogaça e Yasmin Nascimento levaram para a passarela a coleção da Rue – “rua” em francês. A coleção Outono/Inverno 2018 “Onde habitam os seres” buscou integrar arte e natureza ao cotidiano, visando expressar a essência do ser humano e resgatar sua conexão com o meio no qual está inserido. “Como trabalhamos com um mix de texturas, nosso maior desafio foi fazer combinações. Foi um trabalho minucioso. Estamos encantadas com o resultado e com a sensação de dever cumprido”, disse Yasmin Nascimento.

Laís Oliveira apontou a duração do projeto como o maior obstáculo. “A capacitação e o conhecimento para executar o trabalho foram muito bem fornecidos pelo curso. Nosso maior problema foi o tempo. Em um ano tivemos que fazer pesquisas, buscar tendências, realizar testes, depender de fornecedores e tantas outras demandas”, afirmou. No entanto, segundo ela, todo o esforço valeu a pena. “Quando o sufoco passa, apenas o orgulho permanece”, ressaltou. Ao lado de Cindy Reis Piasse e Thalita Costa Beraldi, Laís Oliveira criou a Calla – que é um dos nomes pelos quais a flor “Copo-de-Leite” é conhecida. O diferencial da marca foi a produção feita com o conceito Handmade, ou seja, feito à mão – com extrema atenção aos bordados. A coleção Inverno 2018 “Refuge” foi inspirada nos refugiados – pessoas que, obrigadas por questões políticas, religiosas, fugidas de guerras, entre outros, saem de suas cidades e países de origem.

 

 

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