Dando continuidade ao programa de visitas técnicas do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Moura Lacerda, alunos da Graduação conheceram, no dia 23 de maio, a Esplanada Ferroviária da empresa VLI (Valor da Logística Integrada), junto à antiga Estação Ferroviária da Mogiana, localizada na Vila Mariana em Ribeirão Preto. A coordenação da atividade foi dos professores Creso de Franco Peixoto e Matheus Francisco da Silva. O grupo foi recepcionado por Fabrício Nunes, representante da Área Institucional da VLI, que ministrou palestra sobre a companhia e falou sobre a atuação em logística aplicada e o mercado de trabalho no setor, que tende a crescer dia a dia.

Os visitantes foram levados às oficinas da empresa, onde observaram o trabalho das locomotivas, os elementos da via permanente (trilhos, ou carris, dormentes, grampos, rebites, etc.) e a manutenção de todo o sistema de transporte de cargas. Com a passagem de comboios (locomotiva e vagões), foi possível reconhecer ações de deformações na linha, fato acerca do qual as atividades de intervenção e auscultação – termo técnico para a escuta dos sons internos –, ambas realizadas pelo engenheiro Civil, têm maior relevância, tanto na construção, como na manutenção de uma ferrovia. Ao final da visita, os alunos conversaram com os docentes sobre os pontos mais relevantes da atividade e anotarem informações para a elaboração de um relatório, ferramenta fundamental para a fixação dos conceitos aprendidos.

O professor Creso de Franco Peixoto ressaltou a importância do local para o processo de aprendizagem dos alunos. “A VLI transformou a linha remanescente da saudosa Companhia Mogiana, que interligava Ribeirão Preto a Campinas e Brasília, em corredor de carga de grande porte. Quando estiver construída a via de transporte entre Brasília, no Distrito Federal, e Sucupira, em Tocantins, Ribeirão Preto fará parte do maior corredor ferroviário da América do Sul. São Luiz, no Maranhão, e Santos, em São Paulo, serão seus pontos extremos. Estamos falando da antiga e controversa Ferrovia Norte-Sul”, explicou. Ainda segundo o docente, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) durante toda a visita reforçou os conceitos de segurança pessoal e comunitária.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo