Regada a homenagens, palestras, shows e sorteios, a comemoração pelos 20 anos do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), teve como pontos altos – dentro de sua 20ª Semana de Comunicação – uma mesa-redonda sobre Fake News e ações especiais sobre Storytelling e Gamificação, temas muito atuais no mercado de trabalho do setor. Na abertura, no dia 14 de maio, houve homenagens a professores e coordenadores e um momento de confraternização, com um show do grupo Samba da Pepê, criado e formado por professor, estudantes e ex-alunos da Graduação. As atividades ocorreram até o dia 17, na Unidade I/Sede, no bairro de Campos Elíseos, e foram organizadas pelos alunos da disciplina de Processos e Técnicas I, da 5º período, orientados pela professoras Raquel Lovatti e Patrícia Lima.

Fake News, as conhecidas e compartilhadas à exaustão “Notícias Falsas”, foram tema de debate no dia 15. O professor Silas Nogueira abriu a atividade, que teve como convidados Eulália Fabiano, doutoranda em Sociologia, ex-aluna de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda; Sandra Lambert, coordenadora de Jornalismo da Rádio CBN Ribeirão; e Josué Suzuki, diretor Geral do jornal A Cidade. Os especialistas discutiram o papel dos profissionais no combate à disseminação de informações duvidosas.

Nogueira salientou que as novas tecnologias não foram postas, necessariamente, a serviço da informação, mas do mercado. “Não houve a esperada ruptura dos grandes monopólios da área. Manteve-se a supremacia do capital financeiro sobre o produtivo. Assim, notícias falsas, que geram likes e curtidas, também trazem ganhos. A luta é e será grande”, disse. A pesquisadora Eulália Fabiano destacou que com as Redes Sociais o mundo tem perdido leitores mais críticos. “Estamos nos tornando conservadores. A escola, que é base, ainda é disciplinar e, portanto, distante de quem está na frente de computadores e smartphones”, completou.

Informação tem que ser de qualidade

Para Suzuki, um trabalho sério por parte dos veículos de comunicação é a única maneira de se acabar com as Fakes News na Internet. Ele lembrou que a ANJ (Associação Nacional de Jornais) está criando um grupo para checar informações. “Mark Zuckerberg, um dos donos do Facebook, não faz questão de que as notícias falsas deixem o mundo virtual, porque isso é bom para o negócio dele. Não podemos ser reféns disso, porque nós mesmos estamos espalhando notícias falsas em perfis nas Redes Sociais e em aplicativos”, afirmou.

A coordenadora de Jornalismo da Rádio CBN Ribeirão ressaltou que, nestes tempos altamente conectados, “todos se sentem um pouco mídia, jornalista, publicitário” e que isso, em alguma medida, leva à disseminação de inverdades pelo simples fato de alguém querer passar à frente uma informação que julga relevante, mas nem sempre é. “Ainda bem que temos organizações alternativas, como a Agência Lupa e a Aos Fatos, cuja leitura de suas checagens nos faz ampliar a visão sobre a notícia. O cotidiano do jornalista é sempre muito corrido, mas temos que ter a certeza de oferecer sempre informação correta e de qualidade”, contou Sandra Lambert.

Oficinas

Na noite de 16, a primeira atividade foi comandada por Gustavo “Jon” Russo Estevão. Ele apresentou a aula “Os Caminhos do Storytelling Digital”, falando desde pinturas rupestres, passando pelo poema “Ilíada”, de Homero, e pela revolução do cinema, até chegar nos dias atuais e na convergência de mídias. “Contar histórias é um traço definidor do homem”, citou.

Formado em Radialismo e Televisão pela Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”), Campus de Bauru, pós-graduado em Formação de Professores para o Ensino Superior e mestre em Imagem e Som pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Jon Russo é sócio-diretor do estúdio Usinanimada, de Ribeirão Preto (SP), no qual desenvolve projetos audiovisuais como roteirista, produtor e diretor. Dirigiu e produziu séries para TV Brasil, TV Cultura, entre outras emissoras, além de curtas-metragens premiados em importantes festivais brasileiros.

A segunda ação da noite foi liderada por Glauco Madeira de Toledo, que se apresentou “brincando” como mestre em “Lost” e doutor em “Game of Thrones”, duas das séries mais famosas dos últimos 15 anos em todo planeta – o tema de seu Mestrado em Imagem e Som pela UFSCar foi, mesmo, a revolucionária produção de Jeffrey Lieber, J. J. Abrams e Damon Lindelof, e seu Doutorado em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi,  baseado nos livros de George R. R. Martin. O tema foi “Transmedia Storytelling: A Importância Fundamental da Canonicidade”, uma das grandes tendências do Marketing em função da fragmentação, da sobrecarga de informações e da proliferação das plataformas de mídias.

Gamificação

O tema que encerrou, no dia 17, a 20ª Semana de Comunicação foi Gamificação. Quem esteve com os alunos foi a jornalista e pós-doutoranda no tema Maíra Gregolin. Em suas pesquisas ela trabalha com crianças com alguma dificuldade de aprendizagem – atualmente, estudantes com autismo – aplicando conceitos sobre jogos não educativos, mas que podem ser utilizados no processo ensino-aprendizado, e produtos interativos. No âmbito da Publicidade, ela abordou, entre outros temas, os Advergames, jogos eletrônicos ou digitais utilizados por empresas para entreter e/ou vender uma imagem ou produto.

“Os games são utilizados pelas organizações para levar uma mensagem, promover o engajamento de um público e desenvolver novos comportamentos. Na Gamificação, associa-se uma narrativa a um jogo, atribuindo significados a ações, entregando recompensas, atraindo o interesse das pessoas para que acompanhem e descubram os possíveis desdobramentos. Neste processo, a interação social é componente chave. A tudo isso aplicamos métricas, que nos possibilitam conhecer tais posicionamentos e os hábitos do jogador/consumidor”, disse Maíra Gregolin.

Homenagens

Os quatro profissionais que já ocuparam o cargo de coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda – Silas Nogueira, José Mauro Marinheiro Fernandes (in memoriam), Fernando Mello e, atualmente, Carmen Justo – foram homenageados na abertura da 20ª Semana da Comunicação. Também receberam lembranças pela data os professores presentes à solenidade, realizada no Auditório “Ilka de Moura Lacerda”, Raquel Lovatti, Érico Andrade, Patrícia Lima e Caio Fernandes.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443 | (16) 9-9623-6273   | (16) 9-9201-7887
Atendimento: Livia Cadete (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: livia.cadete@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: liviacadete – Instagram: @milagredoverbo