Um engenheiro Civil empreendedor. Essas são algumas das palavras que podem definir Hélcio Elias Filho, sócio e diretor da Foco Gestão, Planejamento e Produtividade, de Ribeirão Preto (SP). O empresário tem afeição pela área de Exatas e curiosidade por tudo que envolve projetos, processos e obras – o que motivou a escolha de sua profissão. Ele conta que foram as boas referências e a tradição que o levaram ao Centro Universitário Moura Lacerda, onde formou-se em 1979. “Quando graduei no Ensino Médio e optei pela carreira de engenheiro, a instituição já era conceituada, mas o que realmente me chamou a atenção foi que o próprio fundador, Oscar de Moura Lacerda, tinha um carinho enorme pelo Curso de Engenharia Civil. Isso me fez acreditar ainda mais no potencial da entidade”, afirma.

A época vivida no Moura Lacerda é recordada por Elias Filho com saudade. “Fiz muitas amizades e conheci pessoas que foram importantes na minha trajetória profissional. Algumas delas são os professores Thales de Lorena Peixoto, sempre muito inteligente e articulado, e o respeitoso e dedicado Mario Alberto Ferriani, com quem tenho convívio profissional até hoje”, ressalta. Os colegas de classe também fazem parte das boas lembranças. “A 7ª turma de Engenharia Civil sempre foi muito unida, nunca perdemos o contato. Desde que formamos, tentamos nos encontrar todos os anos, virou tradição”, diz o engenheiro.

Experiências

Como estagiário, entre 1977 e 1979, Hélcio Elias Filho, trabalhou na Quadra Engenharia e no Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto). Logo que concluiu o curso, o profissional ingressou na Construtora e Incorporadora Jábali Aude, onde atuou entre 1979 e 2012. Lá, fez carreira e exerceu vários cargos, como engenheiro de Obra, coordenador de Planejamento e Custos, diretor de Planejamento e diretor de Engenharia. Entre 1998 e 2000, foi Presidente da Aeaarp (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto). O ano de 2013 trouxe-lhe um novo desafio: a oportunidade de abrir seu próprio negócio. Com determinação e espírito empreendedor, fundou a Foco Gestão, Planejamento e Produtividade.

Sua companhia fornece consultoria de engenharia para capacitar empresas e seus gestores no sentido de viabilizar e melhorar, continuamente, o resultado dos projetos. “Cheguei, com a graça de Deus, a um estágio profissional que me proporciona desenvolver competências na gestão e execução de planejamentos com foco nos índices de produtividade. É muito gratificante poder compartilhar tudo que aprendi”, afirma.

O passar dos anos e a experiência adquirida fizeram de Elias Filho um profissional atento ao mercado e também justo nas relações interpessoais. “Acredito que é preciso ter comprometimento e ética. Com isso, o sucesso, as conquistas e os bons resultados aparecem, lembrando que o desenvolvimento de equipes multidisciplinares é o fator fundamental na performance de cada empreendimento. Na vida, não conseguimos nada sozinho ou de forma fácil. Temos que assumir certos riscos, sempre buscar conhecimento contínuo e, principalmente, achar motivação em tudo. Assim, conquistamos qualidade e índices satisfatórios de produtividade”, completa o engenheiro.

Família

Segundo Elias Filho, que, além de empresário bem-sucedido, é Pastor Auxiliar da Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo em Ribeirão Preto, nada seria possível sem as bases espiritual e familiar. Casado com Nilza Elias há 36 anos, pai da Bruna, 33, do Arthur, 31, e avô do Bernardo, que completa 2 anos em junho, o engenheiro enfatiza a importância do suporte que vem de casa. “Nada seria possível sem o apoio da minha família. Eles me motivam e incentivam em todas as decisões. Sinto-me assistido a todo tempo. Se Deus é por nós quem será contra nós?”, conclui.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Victoria Benedini (16 – 9-997612023) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: victoria.benedini@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: victoria.mendes – Instagram: @milagredoverbo