Uma instituição de ensino superior tem, entre suas diversas atribuições e responsabilidades sociais, promover ações que integrem o ambiente acadêmico à comunidade. O Moura Lacerda, que em 2018 completou 95 anos de existência, tem este preceito como uma de suas forças motrizes. Por conta disso participa, sempre que seu planejamento estratégico norteia, de atividades e ações que promovam o bem-estar coletivo e o senso de coletividade responsável.

“Nosso apoio ao ‘1º PedalAÇÃO com a Polícia Militar”, ocorrido no dia 24 de junho, das 9 às 12 horas, é um exemplo de parceria com este objetivo claro de inserção com propósito na sociedade. Neste caso, além de estar junto com uma instituição respeitada e engajada, a PM, também apoiamos a causa da doação de alimentos para o Lar Padre Euclides e a Casa do Vovô”, afirmou Cláudio Bidurin, diretor Administrativo do Centro Universitário. Para participar, cada atleta doou dois quilos de alimentos não perecíveis para as entidades situadas, respectivamente, no Ipiranga e nos Campos Elíseos.

Aproximadamente, 600 ciclistas profissionais e amadores participaram do passeio. A atividade fez parte das comemorações pelo aniversário de 87 anos do 3º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) e encerramento do calendário de festividades dos 162 anos de Ribeirão Preto. Parte do trajeto, de 7,8 quilômetros, foi pelas ruas internas da Unidade II/Campus do Centro Universitário. A largada e a chegada ocorreram na avenida Cavalheiro Paschoal Inecchi, 1.538, no Jardim Independência, sede da corporação.

Educação Física

O Curso de Educação Física do Moura Lacerda mais uma vez se fez presente e atuante em uma atividade que envolveu promoção da saúde, por meio do passeio ciclístico, e Responsabilidade Social, com a doação de alimentos. Coordenados pelo professor Pablo Elias, um grupo de alunos orientou os atletas e outras pessoas presentes interessadas. Os participantes tiveram seu IMC (Índice de Massa Corpórea, que utiliza a relação peso/altura) calculado e receberam informações sobre como ele pode indicar possíveis riscos à saúde. Os estudantes também ficaram responsáveis pelo aquecimento dos ciclistas antes da largada. Estiveram presentes na atividade Plínio Victor Moreira, Bruno Merino, Samuel de Souza Ferreira, Lilian Brito e Rafael Guimarães.

Valorização das pessoas

Fernando Mello, coordenador de Comunicação da instituição de ensino superior, explicou que, para o Moura Lacerda, colaborar com o evento foi uma oportunidade para homenagear o 3º BPM-I. “Estamos sempre abertos para ações de integração e de valorização das pessoas. Nosso campus tem infraestrutura e espaço privilegiados e pode ser utilizado em ações como esta”, ressaltou. O tenente coronel Marcelo Antônio Jerônimo de Melo, comandante do 3º BPM-I, homenageou Bidurin e Mello pelo apoio dado ao passeio ciclístico.

O “1º PedalAÇÃO” arrecadou 640 quilos de alimentos para a Casa do Vovô e 619 quilos para o Lar Padre Euclides. “Agradeço de coração cada um de vocês. Toda doação é importante para nós. Quem nos sustenta, assim como a diversas outras entidades de Ribeirão Preto, é o nosso povo solidário”, disse irmã Bernadete, representante do Lar Padre Euclides. Luiz Rocha, da Casa do Vovô, salientou que a integração possibilitada pela PM e seus parceiros será fundamental para manter as casas de assistência por mais algum tempo. O prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Duarte Nogueira Júnior, foi representado no evento pelo coordenador da Defesa Civil, o coronel da reserva Renato Catita.

Passeio pelo Campus

Depois que os ciclistas entraram e percorreram o interior do Campus do Moura Lacerda, houve um momento de descanso em frente ao Ginásio Poliesportivo. A Unidade II/Campus é sede dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Moda, Medicina Veterinária e Educação Física, além de algumas pós-graduações. Sua área total de 1.120 mil m2, sendo 45 mil m2 de área construída, projetados pelo ícone da arquitetura brasileira Oscar Niemeyer.

O marmorista Uelisberg Almeida Lima, de 30 anos, veio de Sertãozinho (SP) para participar do “1º PedalAÇÃO com a Polícia Militar”. E levou junto as primas ribeirão-pretanas Néia Almeida, operadora de máquinas, 28, e Ivolia Almeida, cabeleireira, 29. Ele disse que costuma percorrer cerca de 120 quilômetros por semana de bicicleta e que gostou de participar da campanha de doação de alimentos. “Eu não conhecia o Campus do Moura Lacerda. Achei muito bonito e com um trajeto bastante intenso, porém, possível”, completou.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo