A moda como produto cultural e a economia criativa no setor serão assuntos abordados pelo economista italiano Enrico Cietta em palestra, na próxima terça-feira (09/05), em Ribeirão Preto. O palco para o evento, que terá início às 19h30, será o Centro Empresarial do Shopping Iguatemi, situado à avenida Luiz Eduardo Toledo Prado, 900, na Vila do Golf. O tema “A Economia da Moda – Porque hoje um bom modelo de negócio vale mais que uma boa coleção” é também o título do novo livro do especialista, que será lançado na cidade na ocasião. O convite para a ação em Ribeirão Preto foi feito pelo Centro Universitário Moura Lacerda. A apresentação integrará duas comemorações da instituição de ensino: seus 94 anos, a serem completados em 23 de maio, e a 100ª Turma do Curso de Ciências Econômicas da unidade.

Entre as pautas que serão discutidas no encontro está o cenário recessivo vivido pelo Brasil atualmente. Cietta falará sobre como ele observa essa instabilidade no mercado. “Muitos observadores acreditam que a Moda está à beira de um abismo: muito rápida, poluidora, pouquíssimo focada na criatividade e excessivamente no mercado, muito econômica para o consumidor e pouco lucrativa para as pequenas e médias empresas. Parece que ela está destinada a implodir em si mesma, especialmente no Brasil, onde, objetivamente, há uma crise que, antes de ser econômica, é de incerteza do futuro. Porém, ao mesmo tempo, a Moda nunca esteve tão disseminada como hoje. É um fenômeno global que diz respeito não apenas a um pequeno nicho de consumidores, mas a um mercado ineditamente amplo”, afirma o economista.

Para Cietta, dizer que “hoje um bom modelo de negócio vale mais que uma boa coleção” não significa que a criatividade não seja importante, mas, sim, que a Moda não consiste apenas na inspiração criativa do estilista, mas em um mecanismo muito mais complexo e com normas próprias. “As regras do mercado da Moda, acredite ou não, são muito pouco estudadas. Parece que, nos dias de hoje, todos a amam, menos os economistas. Em vez disso, a instabilidade que observamos é, ‘simplesmente’, uma mudança estrutural cujos contornos ainda não percebemos plenamente. É como se faltassem as ferramentas de análises, em economia, para entender o que está acontecendo”, ressalta.

Sobre o palestrante 

Cietta é economista e sócio sênior da Diomedea – empresa de pesquisa e comunicação que se concentra no desenvolvimento e na circulação de informações de mercado e produtos. É especialista em polos industriais e em modelos de negócios para indústrias criativas híbridas, ou seja, os setores manufatureiros que têm um forte componente criativo. Já realizou várias pesquisas sobre gestão das cadeias de subcontratados das empresas de luxo e os modelos de distribuição. Desde 2010, promove workshops, projetos de consultoria e cursos para instituições e companhias brasileiras e internacionais.

Foi consultor do Sebrae Nacional e de diversas unidades estaduais do Sebrae e da Rede CNI (Confederação Nacional da Indústria). Realizou consultorias sobre modelo de negócio em mais de 50 empresas brasileiras e fez, em parceria com a Uniethos – consultoria especializada em planejamentos estratégicos de sustentabilidade –, projetos com a Pernambucanas para capacitação da cadeia de fornecimento. Proferiu palestras em eventos internacionais na Itália, Portugal, Espanha, Japão, Índia, Emirados Árabes Unidos e Brasil, como o Colóquio de Moda. É autor de “A Revolução do Fast-Fashion” (2010) e “A Economia da Moda” (2017).

Enrico Cietta é graduado pela Universidade Bocconi, de Milão, na Itália, e mestre em Economia pela Victoria University, de Manchester, no Reino Unido. Desde 2011, é membro do Corpo Docente do Mestrado Master in Luxury and Fashion Management, na Business School Sole24Ore, em Milão. Lecionou na Università Cattolica del Sacro Cuore, de Milão (2002 a 2009), e colaborou com a Università Bocconi (2009 a 2011).

 

 

 

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