Tema de TCC, marca experimental mostra potencial e vira negócio

usando bases de empreendedorismo que são marcas de Curso de Moda

 

Pensando em atender os millennials – pessoas tecnologicamente conectadas que saem cedo para trabalhar, estudam e ainda têm tempo para o happy hour –, Tamiris Fogaça, de 23 anos, lançou sua marca de roupas, a RUE Concept, e, já em 10 de março último, expôs sua primeira coleção Outono/Inverno: Psychotropical. Houve um coquetel para convidados no showroom e ateliê da empresária. Formada em Moda pelo Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), em 2017, a empreendedora explicou que o conceito surgiu em torno da ideia de um nômade urbano. Com inspirações em propostas renomadas como Farm e Gucci, o objetivo é trazer versatilidade e jovialidade a mulheres e homens que, mesmo no ritmo frenético da rotina, não abrem mão de estilo e conforto.

Da escolha do fornecedor e do tecido até a fabricação tudo é supervisionado por Tamiris Fogaça. As estampas são desenvolvidas pela colaboradora, também egressa do Curso de Moda do Moura Lacerda, Amanda Passos, e a confecção das roupas é feita por uma profissional da área de costura. “O brasileiro está cada vez mais consciente em relação à Moda. Por isso, todas as etapas de uma peça precisam ser acompanhadas com cuidado”, ressaltou. Além do showroom em Ribeirão Preto, à rua Paraíba, 164, no Campos Elíseos, a RUE Concept tem uma loja online que entrega em todo o Brasil. Futuramente, a marca pretende vender seus artigos para lojistas. Para a empresária, as perspectivas do mercado brasileiro nesse setor são otimistas. “O brasileiro adora se vestir bem e acompanhar as tendências”, afirmou.

            Segundo Tamiris Fogaça, a grife nasceu ainda no Curso de Moda do Moura Lacerda, como tema de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em parceria com Giovanna Staffetti, Yasmin Nascimento, Mary Sena e Michelle Fernandes. “Desenvolvi a ideia com as meninas, porém, sempre foi algo com o qual eu quis trabalhar. Quando acabamos a faculdade, conversei com elas sobre dar continuidade à marca sozinha e elas aceitaram. Adaptei o nome e agora sou a RUE Concept”, explicou.

Ensino na prática

Como uma das maneiras de se formar profissionais de Moda prontos para serem inseridos no mercado de trabalho, o Centro Universitário Moura Lacerda adota como TCC o Projeto Integrado. Com duração de dois semestres (7º e 8º períodos), a iniciativa, coordenada pela professora Raquel Lovatti, é, necessariamente, multidisciplinar. O trabalho, feito em grupo, simula a criação de uma empresa e engloba negócio, criação e produção, para que o estudante tenha uma visão sobre empreendedorismo, passando pelas mesmas dificuldades de alguém que abre seu próprio comércio, indústria ou prestação de serviços.

Segundo Raquel Lovatti, a atividade fomenta o interesse dos alunos pelo empreendedorismo, apresentando uma metodologia que qualifica, orienta e mostra caminhos. “Queremos que o Projeto Integrado alimente o processo de raciocínio dos estudantes. Por meio das orientações dos professores, que já atuam na área, encorajamos que os alunos façam reflexões sobre como é estar inserido no mercado de trabalho”, completou. Para a coordenadora da Graduação, Leda Braga Ferraz, a característica que diferencia o Curso de Moda do Centro Universitário dos outros de Ribeirão Preto e da região é a integração de todas as áreas de um negócio durante todo o curso. “Entendemos que o aluno precisa ter uma formação mais completa para atuar em qualquer área”, disse.

A ex-aluna Giovanna Staffetti, que participou do projeto inicial da RUE com Tamiris Fogaça, também criou seu próprio negócio após a conclusão do curso, intitulado STAFFETTI. Para a empresária, agora com 23 anos, o Moura Lacerda fornece todas as bases para que os estudantes identifiquem se a empresa de Moda que idealizaram é viável ou não criativa e economicamente. “Aprendi muito nos quatro anos de faculdade e com o TCC. Hoje, consigo perceber, no meu próprio negócio, como a ação me preparou para o que estou construindo. Senti-me segura e por isso empreendo”, completou.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Victoria Benedini (16 – 9-997612023) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: victoria.benedini@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: victoria.mendes – Instagram: @milagredoverbo