Sob a organização do professor Antonio Carlos Oliveira, o Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda realizou, no dia 30 de maio, um Júri Simulado. O auditório da Unidade I/Sede foi preparado nos moldes de um tribunal real. Os alunos do 9º período da Graduação assumiram as posições de juiz, indiciado, advogados, promotores, escreventes, oficiais de justiça e testemunhas. O Conselho de Sentença foi composto por sete calouros. Na situação fictícia, acusação e defesa entraram em conflito defendendo os interesses do Estado e do réu, suspeito de matar um companheiro de cela no presídio. Após três horas de duração, a simulação terminou com a absolvição do acusado.

A atividade ressaltou a preocupação do Centro Universitário em fomentar a prática jurídica e a troca de experiência entre os discentes. “É nesse momento que eles podem exercer o papel de um juiz, participar da absolvição ou da acusação de um réu, acompanhar um julgamento completo e vivenciar a realidade da rotina de trabalho de um Tribunal de Justiça. Ou seja, aplicar as teorias aprendidas em sala de aula”, afirmou Oliveira. Para a preparação, os estudantes que atuaram no júri receberam o caso com antecedência. Eles estudaram a ocorrência e pesquisaram as leis e as informações necessárias para a sessão.

Karen Isaías, do 1º período, disse que adorou fazer parte do Conselho de Sentença. “Eu gosto de situações nas quais há um confronto e ele deve ser resolvido. Foi muito legal e pareceu bem real também”, afirmou. Para Milene Nicola, do 9º período, a simulação teve um “gosto” ainda mais especial. No Júri Simulado ela foi uma promotora – o mesmo cargo que deseja ocupar no futuro de sua profissão. “Quando eu assisti a atividade, ainda lá no 1º ano do curso, não acreditava que poderia fazer o que fiz aqui hoje. Estou totalmente realizada. Consegui ter a sensação de como será o mercado de trabalho”, concluiu.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo