A Responsabilidade Social Corporativa se manteve como tema de relevância durante o ano de 2017 do Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto (SP). A instituição de ensino consolidou ações positivas no município e em cidades da região. Professores, alunos e colaboradores das unidades I/Sede e II/Campus, em Ribeirão Preto, e III/Campus, em Jaboticabal (SP), realizaram diversas atividades comunitárias e esportivas e de prestação de serviços.

“Além da transmissão do conhecimento tecnológico e da inclusão dos alunos em atividades de pesquisa e extensão, o Centro Universitário preocupa-se com a formação de profissionais dotados de uma visão aberta e atenta aos problemas da comunidade, tornando-os capazes de contribuir para o desenvolvimento social da região”, afirma Fernando Mello, coordenador de Comunicação da instituição de ensino superior. Confira, abaixo, um breve resumo de cada uma das ações realizadas.

Comunidade integrada

A última ação solidária do ano aconteceu em 15 de dezembro, com a 13ª edição do “Natal Solidário”, ação recreativa promovida na Unidade II/Campus. Foram recepcionadas, aproximadamente, 250 crianças. Estiveram presentes atendidos pela Associação Beneficente Espírita “Nave da Saudade”, crianças e adolescentes das comunidades situadas ao redor do Campus, como Jardim Zara e Jockey Clube, e filhos de colaboradores do Moura Lacerda. A hora mais esperada foi a chegada do Papai Noel, que causou muita agitação. O bom velhinho distribuiu balas, abraços e, com a ajuda de monitores, entregou presentes.

Os alunos Renan Andrez Schiavinoto e Júlio Augusto Salvador da Silva, do 8º período do Curso de Educação Física, acompanharam o professor da Graduação Pablo Elias e uma equipe da Rádio Jovem Pan em uma missão em benefício da comunidade. No dia 4 de novembro, eles promoveram uma ação no Parque “Tom Jobim”, localizado no Jardim Procópio, que contou com aferição de pressão arterial, medição de IMC (Índice de Massa Corpórea) e da relação entre cintura e quadril (que indica a probabilidade do indivíduo desenvolver doenças coronarianas), além de conscientização sobre a importância da prática esportiva e de exercícios físicos.

Alunos dos cursos de Direito e Pedagogia participaram, pela 2ª vez, do “Viva Comunidade”, programa que conta com atividades gratuitas e interativas voltadas à saúde, à educação, ao bem-estar, à segurança e à qualidade de vida da sociedade, ao meio ambiente e à sustentabilidade. Promovida pela Autovias, empresa controlada pelo Grupo Arteris, que integra o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, a ação social aconteceu em Araraquara (SP), no primeiro sábado de setembro, e contou com a participação de 1.800 moradores. Os futuros advogados e educadores ofereceram atendimento jurídico gratuito e divertiram as crianças com jogos educativos.

A manhã do dia 23 de setembro rendeu muito trabalho para alunos, ex-alunos e professores do Curso de Pedagogia. Mas foi um “suor” diferente do da sala de aula: eles se juntaram para um mutirão de limpeza na Escola Estadual “Vereador José Bompani”, no Valentina Figueiredo, Zona Norte de Ribeirão Preto. A instituição de Ensino Fundamental, que atende 657 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, foi alvo de pelo menos cinco ações de vandalismo. Na última invasão, em junho, os suspeitos usaram latas de tinta e cal, que seriam aproveitadas nas reformas do colégio, para sujar todo o pátio.

A “Sala da Sintonia” do Lar “Irmã Izolina”, creche localizada na Vila Elisa, em Ribeirão Preto, ganhou novos equipamentos e ambientes de aprendizagem. O Curso de Pedagogia doou, no dia 18 de abril, parte de sua Brinquedoteca à entidade beneficente, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Um grupo de alunas, acompanhadas da professora Rejane Kobori, fez a montagem dos materiais no novo local. Elas prepararam espaços diversificados, como os cantinhos da Higiene, da Leitura, de Moda, de Música, de Teatro e de Jogos. Itens como penteadeiras, mesas, cadeiras, livros, flautas, bonecos e fantoches, criados a partir do reaproveitamento de produtos de descarte, coloriram o cômodo.

Donativos

O Moura Lacerda foi uma das 17 empresas que apoiou a campanha “Vamos Brincar de Fazer o Bem”, realizada pelo FAC (Fraterno Auxílio Cristão), sociedade civil de direitos privados, sem fins econômicos, que tem por finalidade oferecer atendimento socioassistencial para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, jovens de 18 a 29 anos e adultos de 30 a 59 anos. Por meio de uma caixa disposta na Unidade I/Sede, a ação arrecadou brinquedos para as meninas e os meninos atendidos pela entidade. Foram coletados, no total, 2.300 itens – cerca de 200 deles foram doados pelo Centro Universitário. Como a campanha superou as expectativas de recebimento, uma parte dos donativos foi enviada para o Orfanato “Irmãozinhos de Jesus”, de Cravinhos (SP), e para a ONG (Organização Não-Governamental) Lacultesp (Lazer, Cultura e Esporte), de Ribeirão Preto.

O FAC (Fraterno Auxílio Cristão), ação ligada à Igreja Católica, é um dos projetos capitaneados pela LS Nogueira – Agência de Gestão, Planejamento e Captação em Incentivos Fiscais, de Ribeirão Preto. Alex Rodrigues, colaborador do Departamento Comercial da empresa e aluno do 6º período de Ciências Contábeis do Centro Universitário, foi um dos organizadores da campanha na instituição. Ele conversou com os colegas sobre a importância da doação e explicou o funcionamento das Leis de Incentivo – criadas pelo poder público com o objetivo de destinar parte dos impostos pagos por pessoas Físicas e Jurídicas para atividades específicas, como forma de Incentivo Fiscal. “A participação do Moura Lacerda foi de grande importância. Juntos contribuímos para o sorriso de mais de 80 crianças”, disse o estudante.

A Creche “Vovó Meca”, localizada no Geraldo de Carvalho, em Ribeirão Preto, recebeu, no dia 27 de setembro, 272 caixas de leite doadas pelo Curso de Pedagogia. A campanha de arrecadação foi uma iniciativa dos alunos Franciele Martins, Ygor Fregonesi, Patricia Gouveia, Diego Posca e Johnatan Dias, todos do 8º período da Graduação. Eles mobilizaram os estudantes da Unidade I/Sede, nos Campos Elíseos, que abraçaram a causa. A entidade filantrópica atende 80 crianças em situação de vulnerabilidade social.

Os Cursos Tecnológicos de Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão da Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas deram exemplo de solidariedade. Como parte das ações da Semana da Responsabilidade Social da instituição de ensino, alunos das graduações doaram kits de materiais de limpeza para o Lar Escola Espírita “Professor Eurípedes Barsanulfo” de Sertãozinho (SP). Foram arrecadados, no total, 400 itens entre papel toalha, detergente, sabonete líquido, água sanitária, sabão em pó, papel higiênico e amaciante para roupas. A entrega aconteceu, no dia 21 de setembro, na Unidade I/Sede.

A agência experimental 360º, criada por alunos do Curso de Publicidade e Propaganda, promoveram a campanha de arrecadação de brinquedos “Doe um Sorriso para o Corassol”. A fundação atende, há mais de 35 anos, pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Foram doados, no total, 576 itens, que complementaram as celebrações de Natal da entidade. Parte do trabalho de Marketing desenvolvido pelo grupo durante o Projeto de Extensão “Publicitários Solidários”, a atividade contou com o apoio de estudantes, funcionários e comunidade em geral. A empresa Abduch Presentes, de Ribeirão Preto, doou 150 brinquedos para a ação.

Coleta de Alimentos

Com o objetivo de ajudar famílias carentes no Natal, mais de 80 voluntários fizeram parte da 12ª edição do “Dia Nacional da Coleta de Alimentos”, realizada em 11 de novembro. Entre eles estavam alunos dos cursos de Pedagogia e Publicidade e Propaganda, de Ribeirão Preto, e de Educação Física, campus de Jaboticabal. A ação ocorreu, simultaneamente, em 11 países, com o objetivo de promover um final de ano mais digno a famílias atendidas por órgãos e entidades dos municípios participantes. Nesta 12ª edição, foram arrecadados 6.133kg de doações na região de Ribeirão Preto, incluindo as cidades de Sertãozinho, Jaboticabal e Monte Alto. A campanha também contemplou o Programa Mesa Brasil, do Sesc-RP (Serviço Social do Comércio), que conseguiu beneficiar 19 instituições.

As entidades assistenciais ABCDown, Movimento Fraterno “Obreiros do Bem” e Centro Espírita “Caridade e Fé”, todas de Jaboticabal (SP), receberam, no dia 14 de novembro, os produtos arrecadados no “Dia Nacional da Coleta de Alimentos”, realizada em supermercados da cidade. As doações foram recolhidas por alunos do Curso de Educação Física (Unidade III/Campus de Jaboticabal), que atuaram como voluntários da ação. O coordenador da Graduação, Fábio Campanelli, e os professores Chelsea Maria de Campos Martins e Dionísio Tabajar Gulli apoiaram as equipes. Ao todo, foram entregues 1.000kg de mantimentos.

Já o Curso de Publicidade e Propaganda promoveu, em novembro, mais uma edição da Semana da Coleta de Alimentos – uma extensão do “Dia Nacional da Coleta de Alimentos”. A ação, realizada nas unidades I/Sede e II/Campus, contou com o apoio de alunos de diversas graduações, de colaboradores e da comunidade. O objetivo foi arrecadar donativos para o projeto social “Natal Solidário”, que organiza e encaminha cestas básicas para entidades assistenciais da cidade e é desenvolvido pelo Departamento de Pessoal da instituição de ensino. As doações totalizaram cerca de 300kg de mantimentos.

“Trote Solidário”

            Calouros, veteranos, professores e funcionários do Centro Universitário mostraram-se muito solidários na campanha de doação de medula óssea, realizada pelo Hemocentro de Ribeirão Preto, nos dias 9 e 16 de fevereiro. De acordo com balanço da entidade, 116 pessoas preencheram o cadastro do Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). A ação, que aconteceu nas unidades I/Sede e II/Campus, integrou a programação do “Trote Solidário” da instituição de ensino, que teve como objetivo promover atividades voltadas à responsabilidade sociocultural.

O Curso de Pedagogia também realizou, no início de ano letivo, seu tradicional trote. Nesta edição, calouros e veteranos do período da manhã arrecadaram materiais didáticos para a Creche Santo Antonio, localizada nos Campos Elíseos. Já os alunos da noite coletaram caixas de leite, doadas para a Associação Assistencial “Dona Nair Manoelina de Oliveira”, situada no Jardim Sumaré.

Alunos de Educação Física da Unidade III/Campus de Jaboticabal contribuíram com o Hospital de Câncer de Barretos – hoje denominado “Hospital de Amor”. Juntamente com o Corpo Docente, eles ajudaram na realização de um sorteio de 52 CDs e 10 livros em benefício da entidade. A ação solidária, que arrecadou mais de R$ 2.000,00, foi motivada pelo coordenador local do curso, Fábio Campanelli, e pela professora Chelsea Maria de Campos Martins.

A atividade integrou o tradicional “Trote Solidário”, que, em 2017, contou com a parceria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, agência da avenida da Saudade, nos Campos Elíseos, em Ribeirão Preto. A companhia disponibilizou os kits de livros e CDs. Campanelli pensou em uma forma de vender todos os materiais recebidos. Chegou à conclusão que um sorteio, provavelmente, seria um bom caminho, pois os alunos gastariam menos e a arrecadação seria maior. “Ao invés de convencê-los a pagar R$ 30,00 ou R$ 40,00 no CD ou no livro optamos por R$ 10,00 por cada número para o sorteio. Foi mais barato e mais atrativo”, explicou.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Instagram: @milagredoverbo