A edição 2017 da SEP (Semana de Engenharia de Produção) do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), trouxe uma programação repleta de palestras com profissionais ligados à área. Os convidados abordaram cases de sucessos de empresas localizadas na região de Ribeirão Preto. Os alunos conheceram a história e as experiências que fizeram Nestlé, Coca-Cola Andina, Cervejaria Invicta e Kostal Eletromecânica tornarem-se companhias bem-sucedidas em seus setores. Também foi oferecido um workshop de “Comunicação e Relacionamento nas Empresas”, ministrado por Isabel Bermudes, professora da instituição de ensino. As atividades aconteceram na Unidade II/Campus, entre os dias 17 e 20 de abril.

Rodrigo Moura, gestor de Melhoria Contínua da Nestlé, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, abordou algumas metodologias de trabalho, como a TPM (Total Productive Maintenance, em português, Manutenção Produtiva Total). Rodrigo Silveira, engenheiro e mestre cervejeiro, contou como fundou, em 2011, a Invicta, que possui, atualmente, nove rótulos de linha. Tatiana Elias, coordenadora de Excelência Operacional da Coca-Cola Andina, abordou os sistemas de melhoria contínua da companhia de bebidas. Por fim, o aluno André Santos, do 9º período do curso, falou sobre sua atuação na Kostal, empresa de Cravinhos especializada no ramo automobilístico. “Foi muito gratificante compartilhar com meus amigos o conhecimento que construí com essa experiência”, disse. “É sempre muito bom ter uma palestra de alunos na semana acadêmica. Eles se tornam uma referência em relação aos colegas”, completou o coordenador do Curso de Engenharia de Produção, José Aurélio Resende.

Mudança de atitudes

Ana Flávia Guimarães, do 9º período da Graduação e integrante da Comissão Organizadora da SEP, ressaltou que a atividade proporcionou aos participantes uma mudança de mindset no trabalho, que, ao pé da letra, significa “configuração da mente”. “A intenção foi fazer com que os alunos pensassem diferente e percebessem o quanto é importante, para a competitividade, ‘abrir a cabeça’ e se reinventar”, completou. O coordenador do curso, José Aurélio Resende, ficou satisfeito com os resultados. “As palestras possibilitaram a discussão e o envolvimento dos estudantes. Nossa missão é sempre estimular a busca pelo conhecimento, tornando o graduando um profissional completo”, contou.

Ícaro Palhares, do 7º período, elegeu a palestra sobre a Cervejaria Invicta como sua preferida. “Sempre tive curiosidade de conhecer a história e como acontecem os processos da empresa. Foi muito interessante”, salientou. Bruno Dinardi, do 3º, disse que o conteúdo foi “enriquecedor”. “Alguns assuntos abordados foram novidade para mim. Isso acrescentou bastante ao meu conhecimento”, afirmou. Iara Guedes e Marcela Felix, ambas do 9º período, concordam que uma das vantagens da atividade foi o networking. “É muito importante termos contato com profissionais da área. As apresentações nos permitiram ter uma visão das companhias, ao mesmo tempo em que o palestrante teve a oportunidade de conhecer os futuros profissionais do mercado”, salientou Iara Guedes.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo