Alunos de todos os períodos do Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), em parceria com Poder Judiciário e o Instituto Conversações pela Paz, também da cidade, passam a oferecer, a partir deste mês, atendimento gratuito à comunidade em geral na “Oficina Pais e Filhos”. O público-alvo são famílias com crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e que estejam passando por processos de divórcio, decisão de guarda, regulamentação de visitas, pensão alimentícia, etc. Os atendimentos são feitos por voluntários e envolverão, além dos estudantes, advogados, psicólogos e pedagogos já anteriormente envolvidos no projeto. As ações acontecem, uma vez por mês, na Unidade I/Sede (rua Padre Euclides, 995 – Campos Elíseos) e têm a supervisão da coordenadora do curso, Carolina Assed de Ferreira.

Podem participar até 20 famílias por oficina – cada uma precisa comparecer a uma única sessão que dura, aproximadamente, 4 horas. São convidados os pais, os filhos adolescentes, as crianças acima de 6 anos e outros parentes envolvidos no conflito. O atendimento é feito separadamente. Pais e mães ficam em grupos distintos, assim como jovens de 6 a 11 anos e acima de 12. Todos eles são acompanhados por instrutores, que fazem explanações, discussões e apresentam vídeos, sempre direcionando ao tema em questão. Atividades lúdicas e dinâmicas de grupo complementam a sessão dos menores.

“As crianças e os adolescentes encontram na oficina um espaço para falar sobre seus sentimentos e expectativas em relação a esse novo momento de suas vidas, enquanto os adultos refletem sobre os próprios comportamentos e atitudes em relação aos filhos”, afirma Carolina Assed. Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria de Graduação do Moura Lacerda. O telefone é (16) 2101-1059.

“Oficina Pais e Filhos”

Criada em 2013 pela juíza e coordenadora do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), Vanessa Aufiero da Rocha, e profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social e Direito da Comarca de São Vicente (SP), a “Oficina Pais e Filhos” é realizada pelo TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) com o apoio e o acompanhamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Em Ribeirão Preto, o atendimento começou em 2014. “As ações ampliam a visão de cada membro da família sobre as próprias atitudes, os ex-companheiros e o sofrimento vivenciado pelos filhos em situações de conflitos entre adultos. Acredito na importância deste trabalho”, conclui Sandra Simonne Rossi Felipe, psicóloga judiciária e voluntária.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Victoria Benedini (16 – 9-997612023) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: victoria.benedini@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: victoria.mendes Instagram: @milagredoverbo