professor-fernando-de-araujo-penna

O auditório “Ilka de Moura Lacerda” ficou lotado, no dia 24 de outubro, para a primeira palestra da XXI Semana da Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda – evento realizado até o dia 28. Com o tema “Escola Sem Partido: Conhecendo a Proposta”, as apresentações dos professores Fernando de Araújo Penna, da Universidade Federal Fluminense, e Jeferson Aníbal Gonzales, do Instituto Federal de Campinas, chamaram a atenção dos alunos participantes. A atividade debateu o conceito político-ideológico nas escolas brasileiras. Os especialistas abordaram a história do movimento e as tramitações de projetos de lei que intervêm no ensino e na prática docente.

professor-jeferson-anibal-gonzales

Para Gonzales, que já lecionou no Curso de Pedagogia do Moura Lacerda, a abordagem de temas como o da palestra é fundamental para os alunos, uma vez que a análise sobre questões políticas também faz parte da formação do futuro professor. “Muitas vezes, no dia a dia das disciplinas, não há espaço para discussões mais profundas como essa. É uma oportunidade para que o conhecimento adquirido vá além da sala de aula. Nossa intenção é informar e elucidar, pois acredito que, para se questionar algo, é preciso estar por dentro do assunto – é desse modo que se desenvolve pessoas críticas”, ressaltou.

semana-pedagogia-2

Esclarecimentos

Entre os alunos, a impressão que ficou da palestra pareceu ser unânime: os professores conseguiram esclarecer as diversas dúvidas acerca do tema. Denise Aleixo, do 8º período, conta que já conversou com os filhos sobre o movimento “Escola Sem Partido” e, geralmente, acompanha as notícias na mídia, mas ainda não tinha uma opinião formada. “Ouvindo especialistas nesse assunto consegui entender melhor. Agora, com uma visão mais ampla e aprofundada, posso expressar meu ponto de vista”, disse.

Mariene Santos e Claudia de Moraes, ambas do 7º período, elogiaram a performance dos especialistas. “Já tivemos aula com o professor Jeferson e foi bacana tê-lo de volta à instituição. Também fiquei admirada com a intelectualidade e a versatilidade do professor Fernando”, disse Claudia. “A palestra foi muito bem elaborada e eles souberam transmitir a informação de forma organizada, o que possibilitou que o entendimento fosse ainda melhor”, completou Mariene.

semana-pedagogia-1

Outras atividades

curso-sesc_professor-alcides-scaglia

A XXI Semana da Pedagogia também contou com temas como “Educação e formação midiática”, “Direitos Humanos: Étnico Racial e de Gênero”, “Educação: financiamento e qualidade”, “O corpo e a sexualidade”, “Acessibilidade ao conhecimento como direito de todos”, “Mudanças no currículo escolar”, entre outros. A parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio) Ribeirão Preto, que promoveu o “Seminário de Práticas Esportivas e Corporais”, reforçou os conhecimentos dos alunos com o curso “Compreendendo o fenômeno jogo”, ministrado pelo professor Alcides Scaglia, da Universidade de Campinas.

semana-pedagogia-4

A professora Rejane Kobori preparou uma Programação Cultural que divertiu os participantes no início de cada atividade. No primeiro dia, com um repertório que abordou diversos estilos musicais, uma banda formada por alunos da graduação fez um show intitulado “Escola de todas as tribos”. Outros grupos de estudantes também fizeram apresentações de dança e abordagens sobre a cultura do samba e sobre o folclore brasileiro.

curso-sesc

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo