moura-lacerda-atualiza-1

O Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), reuniu, nos dias 13 e 14 de outubro, cerca de 200 professores de seus cursos de Graduação, Tecnológicos, Pós-graduação e Mestrado para mais uma edição do Moura Lacerda Atualiza – Semana de Planejamento Docente. A atividade, realizada no auditório da instituição de ensino, teve como objetivo dar continuidade às ações sistemáticas de planejamento docente e comemorar o Dia do Professor, celebrado em 15/10. Para isso, a programação do evento contou com a participação da pedagoga Anita Adas, que conduziu, na quinta-feira, a palestra “Sala de Aula: que espaço é esse?”. Ela falou sobre as motivações dos docentes e deu dicas sobre comportamento no ambiente escolar.

moura-lacerda-atualiza-4

Na sexta-feira, o Coral do Moura Lacerda emocionou os professores com uma homenagem. Cada professor também ganhou um um pequeno mimo: um trufa de chocolate e uma mensagem de parabéns. O Hospital de Câncer de Barretos também esteve presente no encontro para convidar alunos, educadores e funcionários a participarem da Caminhada Passos que Salvam. A ação, que acontecerá em 27 de novembro, em Ribeirão Preto, luta contra o câncer infanto-juvenil. O recado foi dado pela voluntária Carolina Vilela. Para finalizar o evento, o professor do Centro Universitário Cláudio Bidurin, coordenador da Comissão Própria de Avaliação do Moura Lacerda, ministrou a palestra “Enade: reflexões e o papel do docente”. O objetivo foi apresentar aos participantes aprofundamentos e detalhes sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, que avalia o rendimento dos alunos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

moura-lacerda_trufa-dia-professores-1

Complemento de ideias

O professor Paulo César Cedran, que leciona no Curso de Educação Física e no Mestrado, avaliou as escolhas dos temas das palestras como pertinentes. “Os assuntos se relacionam e um complementou o outro. É importante nos atentarmos que as atitudes do professor em sala de aula têm que estar alinhadas aos aspectos sociais, econômicos e culturais dos alunos, para que o aprendizado seja bem-aproveitado”, disse.

moura-lacerda-atualiza-2

Helen Liberatori, professora dos cursos de Engenharia, também enfatizou que ações como essas mobilizam e estimulam a prática pedagógica. “Como docentes, temos como desafio a interdisciplinaridade. Somos mediadores do conhecimento e precisamos entrar no mundo do estudante para enxergar as dificuldades e incentivá-lo a superá-las. Também é preciso despertar as habilidades e competências. As consequências desse trabalho processual são refletidas nos resultados do Enade”, concluiu.

moura-lacerda-atualiza-6

moura-lacerda-atualiza-7

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo