conic-2016-7

Valorizar e apoiar a vida acadêmica junto aos estudantes desde o ingresso em quaisquer das graduações que oferece são posicionamentos que fazem parte da gênese do Centro Universitário Moura Lacerda. Isso pode ser verificado, por exemplo, no incentivo à presença em atividades fora dos muros de suas unidades, como o Conic 2016 (Congresso Nacional de Iniciação Científica), ocorrido no dia 26 de novembro, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Participaram seis alunos, que levaram trabalhos nas áreas de Relações Internacionais, Agronomia, Publicidade e Propaganda e Gestão em Tecnologia da Informação.

conic-2016-4

Para o professor Bruno Lotério, que acompanhou duas orientandas de Relações Internacionais, a presença em uma atividade como o congresso coloca o Moura Lacerda em posição de destaque. “Investir ou participar de pesquisas são fatores essenciais à vida acadêmica. Os alunos que se apresentam em um Conic, além de representar a instituição onde estudam, ganham mais experiência e incentivo para o desenvolvimento de outros projetos, como a publicação de artigos em revistas acadêmicas”, ressaltou Lotério. As alunas que acompanhou em Guarulhos mostraram trabalhos relacionados à securitização do terrorismo e a utilização de exércitos mercenários pelos Estados Unidos no Oriente Médio, notadamente no Iraque, e a relação entre a política externa e a política de defesa do Brasil.

conic-2016-2

O trabalho que levou os seis alunos do Moura Lacerda ao Conic 2016 começou em abril deste ano. De acordo com Flávia Meziara, coordenadora de Pesquisa do Moura Lacerda, entre as atividades esperadas de quem quer fazer Iniciação Científica está a participação em congressos. “Um resultado positivo desta presença no Conic serve, também, a quem não seguirá, no futuro, para um Mestrado ou um Doutorado: apresentar um trabalho em um congresso leva o estudante a se preparar para falar em público e ser desenvolto e propositivo na defesa de suas ideias e conceitos. E isso é muito valorizado pelo mercado de trabalho em geral”, pondera a professora.

conic-2016-5

Grande troca de experiências

Isadora Riul, estudante do 5º e último período de Gestão em Tecnologia da Informação, orientanda do professor João Paulo Casati, levou ao Conic 2016 o PIC (Projeto de Iniciação Científica) “Análise de Termos Empregados em Agrupamento Semântico Automatizado em Documentos”. Foi sua primeira participação em um evento de natureza tão ampla – antes ela havia mostrado seu pôster no “Diálogos: Encontro Científico Moura Lacerda”, megaevento que reuniu e expôs toda produção acadêmica do Moura Lacerda, no último dia 19 de novembro, na Unidade II/Campus. “Participar trouxe uma experiência e um valor maiores ao meu currículo. Lá houve uma importante troca de informações, uma vivência diferente do meu cotidiano”, disse.

conic-2016-1

O trabalho de Isadora estrutura a montagem de um banco de dados de apoio à tomada de decisões em diversas áreas. “Minha proposta é criar um sistema em língua portuguesa, já que em inglês e em outros idiomas já existe. Isso auxiliará outros pesquisadores em seus trabalhos”, afirmou a estudante do Moura Lacerda.

conic-2016-6

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo –

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo