O desafio dos participantes, a partir de hoje (15/10), será criar um aplicativo ou sistema que facilite o acesso à biblioteca do Centro Universitário Moura Lacerda

 

             O 1º HackMoura, do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), acontecerá hoje, amanhã e quarta-feira (15, 16 e 17/10). O evento é uma realização dos Cursos Tecnológicos em Gestão da Tecnologia da Informação e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em parceria com o Curso de Publicidade e Propaganda. As coordenadoras Eliza Bomfim e Carmen Justo, respectivamente, estão à frente da organização da atividade. “Nesta primeira edição, o tema será ‘Biblioteca Acessível’. Queremos criar um sistema ou aplicativo que auxilie no acesso às bibliotecas do Moura Lacerda, em especial a Unidade I/Sede”, explica Eliza Bomfim.

Elas comemoram o sucesso do evento, que teve grande adesão dos universitários – são ao todo 76 inscritos. Haverá 10 professores do Moura Lacerda atuando como mentores das áreas de Tecnologia da Informação e Publicidade e Propaganda. As equipes serão formadas hoje, primeiro dia de evento, de acordo com as preferências e afinidades entre os alunos participantes, seguindo a regra: até cinco integrantes, com o máximo de três desenvolvedores (cursos de ADS/GTI) em cada grupo.

Hackathon significa “Maratona de Programação”. O termo resulta de uma combinação das palavras do inglês hack – programar de forma excepcional – e marathon – maratona. A proposta é reunir programadores, designers e outros profissionais interessados no desafio. O objetivo é o desenvolvimento de softwares que atendam a um fim específico ou projetos livres que sejam utilizáveis para um tema proposto.

Para Carmen Justo, este é um momento de integração entre os cursos, de compartilhamento de ideias e troca de conhecimento. “Nossa proposta é criar uma cultura de inovação que possa trazer resultados à carreira profissional de nossos alunos, proporcionando experiências universitárias significativas, que criem novas possibilidades de reflexão e atuação”, ressalta.

A avaliação dos projetos terá como critérios criatividade e inovação, aplicabilidade do sistema para solucionar os problemas dentro da temática apresentada no regulamento, disruptividade, viabilidade de execução real da solução tecnológica desenvolvida, qualidade e avanço no desenvolvimento do protótipo físico funcional.

 

Apoio do Nuace

 

            O HackMoura 2018 tem o apoio do Nuace (Núcleo de Acessibilidade do Centro Universitário Moura Lacerda), que tem como objetivos estudar, orientar e propor ações que promovam a acessibilidade como política de garantia do processo de inclusão, acesso e permanência das pessoas com deficiência, na instituição de ensino, como está previsto na “Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência” (Lei 13.146/2015).

O evento é voltado para os alunos do Moura Lacerda e será uma preparação para o HackRibeirão 2018, promovido pelo Supera Parque em conjunto com a USP (Universidade de São Paulo), Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Ribeirão Preto.

 

            Confira abaixo a programação completa:

 

Dia 15 de outubro (Local: Auditório “Ilka de Moura Lacerda”)

  • 19h15 às 20h15: Palestra de abertura com o tema “Acessibilidade no Ensino Superior”.
  • 20h15 às 20h45: Formação e organização das equipes (Local: Salas do Bloco F – Térreo).
  • 20h45 às 21 horas: Coffee Break (Local: corredor térreo do Bloco F).
  • 21 horas às 22h30: Atividades de desenvolvimento dos projetos (Local: Salas do Bloco F – Térreo).

 

Dia 16 de outubro (Local: Salas do Bloco F – Térreo).

  • A partir das 19h15: Atividades de desenvolvimento dos projetos.
  • 20h45 às 21 horas: Coffee Break.
  • 21 horas às 22h30: Atividades de desenvolvimento dos projetos.

 

Dia 17 de outubro (Local: Salas do Bloco F – Térreo).

  • A partir das 19h15: Finalização das atividades de desenvolvimento dos projetos.
  • 20h45 às 21 horas: Coffee Break.
  • 21 horas às 22h30: Apresentação dos projetos à banca examinadora e revelação dos três primeiros colocados (Sala F3).

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16)   3446-5717    |    3329-7998    |    9-9201-7887

Atendimento: Patricia Moura (16) 9-9112-2018 e Fernando Bueno (16) 9-9131-5326

E-mails: patricia.moura@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Instagram: @milagredoverbo