Promovido pelo Grupo de Pesquisa “História e Memória em Psicologia”, da professora doutora Marina Massimi, da faculdade de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo), Campus de Ribeirão Preto,foi realizado, nos dias 23 e 24 de agosto, o Curso de Difusão Cultural: “Correspondência Epistolar – Diferentes Perspectivas de Investigação”. O evento teve apoiocultural do Centro Universitário Moura Lacerda, por meio dos cursos de Letras e Publicidade e Propaganda e do Mestrado em Educação. As atividades aconteceram no Eceu (Espaço Cultural de Extensão Universitária), ligado à Faculdade de Medicina da USP. A programação do dia 24 teve a presença internacional do professor Emanuelle Colombo, docente de História da DePaul University, de Chicago (EUA). A atividade contou com tradução simultânea da professora doutora Liani Fernandes de Moraes, coordenadora do Curso de Letras do Moura Lacerda.

O tema da palestra de Colombo foi “Quatrocentos anos de desejos: novas abordagens às missões jesuíticas através das litteras indipetae”. Em seguida, Marina Massimi, do Departamento de Psicologia da USP, falou sobre “Cartas Indipetae e conhecimento de si: discernimento inaciano e psicologia moderna no Século XX”. Participaram de atividades no primeiro dia Lilian Al-Chueyr, do Departamento de Biologia da USP; Anette Hoffmann, da Faculdade de Medicina da USP; e Marcela Elias Santos, mestranda da Pós Graduação em Psicologia da USP.

Trabalho em parceria

De acordo com Liani Moraes, a experiência de tradução simultânea foi interessante e desafiadora, além de fundamental para seus alunos do Curso de Letras conhecerem um dos lados práticos da profissão escolhida. Carmen Justo, coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, enfatizou a necessidade da realização de outros eventos como este. “É muito importante fazer ações que envolvam Graduação e Pós-Graduação do Moura Lacerda e outras instituições de ensino”, disse. Para os estudantes do Centro Universitário, a participação no evento integrou as atividades acadêmicas do semestre.

O material de divulgação do Curso de Difusão Cultural: “Correspondência Epistolar – Diferentes Perspectivas de Investigação” foi produzido pelo aluno William Cassiano Lopes, do 6° Período do Curso de Publicidade e Propaganda. Ele é membro do PIC 2017 (Projeto de Iniciação Científica) e integra as atividades do Grupo de Pesquisa da professora Daniela Leal, do Mestrado do Centro Universitário.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Victoria Benedini (16 – 9-997612023) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: victoria.benedini@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: victoria.mendes Instagram: @milagredoverbo