Rodrigo Rissi Geraldi, aluno do 9º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), e integrante do Programa de Iniciação Científica da instituição de ensino, foi contemplado com uma bolsa de estudos da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Os trabalhos, que começaram a ser realizados em fevereiro deste ano e serão concluídos em dezembro, tratam de acessibilidade urbana na cidade e utilizam o conteúdo do “PAC II (Programa de Aceleração do Crescimento) – Mobilidade em Médias Cidades”, sistema de investimento em infraestrutura do Governo Federal.

A mobilidade urbana é vista como um dos maiores problemas das cidades, com as redes de transporte público e privado em constante conflito, tanto pelo aumento de veículos particulares como pela falta de políticas públicas para incentivar o uso de meios coletivos de transporte. Amparado nessas discussões, Geraldi observou a necessidade da criação de ambientes mais inclusivos, que assegurassem o direito de locomoção sem limitações. “É preciso quebrar barreiras e ajudar aqueles que são privados de alguns recursos garantidos a qualquer cidadão devido a problemas infraestruturais”, salientou.

O trabalho de Iniciação Científica foi intitulado “Rotas acessíveis entre os equipamentos urbanos e os eixos viários do PAC II-Mobilidade em Ribeirão Preto”. Ele aponta percursos possíveis para que o transporte coletivo conduza o usuário até locais públicos. Com o apoio da Fapesp, o aluno pretende ampliar o estudo e analisar os critérios de avaliação da acessibilidade urbana contidos no programa do Governo Federal. “É importante ressaltar que a utilização desse sistema de investimento em infraestrutura não é uma ação isolada. Como a pesquisa possui um foco social, a intenção é produzir um material que possa ser consultado pelos órgãos públicos, enriquecendo o conhecimento técnico do governo”, afirmou.

Contribuição acadêmica

A orientação do projeto é do professor doutor José Antonio Lanchoti, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Moura Lacerda há 24 anos e uma das referências nacionais quando a discussão é acessibilidade, tendo atuado na elaboração dos principais normativos legais atuais sobre o assunto. Para ele, a bolsa conquistada por Rodrigo Geraldi motiva os demais alunos e professores a continuarem investindo em pesquisa e aprimoramento da carreira. “A inserção do estudante de graduação nesses projetos é um instrumento valioso para aperfeiçoar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a área. A Iniciação Científica é uma forma de propagar o conhecimento e de contribuir para o enriquecimento de áreas específicas do conhecimento”, ressaltou o docente.

Lanchoti destaca, ainda, que o estudo de Geraldi é convergente com outro trabalho também desenvolvido pelo aluno para a finalização de sua graduação. Este discute os efeitos da mobilidade urbana em Ribeirão Preto com a implantação da Região Metropolitana. “Isso mostra a capacidade do estudante de visualizar a amplitude do tema e a possibilidade de atuação profissional do arquiteto e urbanista na construção de uma cidade democrática e planejada. Ele está deixando um grande legado aos seus colegas, além de conseguir demonstrar que competência, perseverança e dedicação são elementos reconhecidos por um órgão financiador de pesquisas tão importante como a Fapesp”.

Para ajudar no desenvolvimento de seu trabalho, Geraldi fez um estágio, de seis meses, na Prefeitura de Ribeirão Preto. A indicação foi feita pelo orientador do trabalho. “Agradeço todo o suporte que o Moura Lacerda me deu para que essa jornada fosse possível, principalmente, ao Lanchoti, que, com sua brilhante carreira na área, impulsionou a pesquisa”, disse o aluno. Segundo ele, seus próximos passos na vida acadêmica e profissional já estão traçados. “Fui monitor da disciplina de Urbanismo por três anos e isso despertou a vontade de me tornar professor. A bolsa da Fapesp dará uma ótima vantagem na candidatura a uma vaga de Mestrado, além de enriquecer muito o meu currículo”, concluiu.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.brfernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo