O Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), promoverá, neste semestre, o “Projeto Xadrez Moura Lacerda”. Comandado pela professora Valéria Cristina Gelfuso, o objetivo da atividade será desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos da instituição de ensino por meio da prática deste jogo. A primeira fase será a realização do curso “Xadrez para iniciantes e para quem quer lembrar”, que será realizado no próximo sábado (02/09), das 8h15 às 11h30, na Sala 6 do Bloco G (Unidade I/Sede). O lançamento oficial acontecerá nesta sexta-feira (01/09), no Espaço de Convivência da Unidade I/Sede, às 20h40. Na ocasião, haverá uma demonstração do jogo disputado entre alunos, monitores, professores e colaboradores.

O valor do curso será R$ 20,00. Poderão participar estudantes das três unidades da Instituição (Sede, Campus I/Ribeirão Preto e Campus II/Jaboticabal), além de funcionários e docentes. Os interessados deverão procurar a Secretaria da Pós-Graduação, na Unidade I/Sede, para fazer a inscrição. No dia 11 de novembro, haverá um segundo curso, de nível avançado, para os que já participam do projeto ou para aqueles que queiram aprimorar suas técnicas. Os cursos serão ministrados pelo professor e enxadrista Silas Bueno da Silva. “As próximas fases do projeto serão expandir a ação para os campi de Ribeirão Preto e Jaboticabal integrando as três unidades em um campeonato ao final do ano. Também pensamos em envolver, futuramente, o público em geral”, afirma Valéria Gelfuso.

Outras atividades

O projeto contará, ainda, com partidas avulsas, denominadas “Vamos Jogar Xadrez no Moura Lacerda”, sob supervisão de alunos monitores. Elas acontecerão, na Sala 6 do Bloco G, neste segundo semestre de 2017, em todas as terças e quartas-feiras, das 11h30 às 12h15; de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 19h15; e aos sábados, das 9 às 11 horas. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e assinar a lista de presença nos dias que comparecerem e, efetivamente, desenvolverem a atividade. Também será necessário apresentar-se no local de distribuição de senhas (Núcleo de Apoio – Bloco E) antes do início dos jogos. Na sala, os monitores ficarão responsáveis por distribuir os tabuleiros.

Haverá a colaboração de monitores voluntários para ajudar os alunos iniciantes, assim como para completar duplas, caso haja quantidade ímpar de participantes no horário. A sala comportará no máximo 70 alunos (ou 35 duplas). Assim como os dois cursos propostos, as horas avulsas de prática do esporte terão validade de Atividade Complementar, de acordo com o número de horas em que o participante desenvolver a atividade, não excedendo 30 horas por semestre. No dia 9 de dezembro, será realizado um campeonato entre os participantes, divididos em três categorias: Iniciantes, Intermediários e Avançados. Os competidores deverão ter participado do projeto durante todo o semestre.

 

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo