Conquistar um espaço no mercado de trabalho é uma realização futura que faz parte da vida de todo universitário. Aliados a este desejo estão os propósitos de uma graduação, que busca capacitar o estudante para que possa exercer sua profissão com qualidade e excelência. Assim trabalha o Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), que possui alunos de diversos períodos já atuando em empresas do município e da região. Sua grade curricular é moderna e focada, complementada por atividades práticas que colocam o graduando em contato direto com clientes reais – como é o caso do Projeto Experimental, requisito obrigatório para a conclusão desta etapa acadêmica.

De acordo com Carmen Justo, coordenadora da Graduação, o Moura Lacerda mantém grande proximidade com o mercado de trabalho, o que facilita a inserção de alunos. “Sempre promovemos palestras com profissionais de diferentes áreas. Nosso Corpo Docente é formado por professores que trazem na bagagem títulos de especialistas, mestres e doutores e que também atuam nos mais variados segmentos da Publicidade. Participamos de eventos públicos e festivais – nestes últimos, sempre conseguimos boa demonstração dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, com premiações importantes e referenciais”, salienta.

Primeiro passo para o futuro

No Curso de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda o estágio não é obrigatório, mas, segundo Carmen Justo, é incentivado o tempo todo. “Os alunos são bastante proativos neste aspecto. Muitos buscam pelas vagas ainda no 2º ano. Eles pesquisam no site da APP-Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda), no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), no Portal de Empregos do Moura Lacerda e pedem indicações para os professores”, aponta. “Também temos uma ótima relação com empresas interessadas em contratar alunos do Centro Universitário. Associo essa procura à boa qualidade, à tradição da Graduação e à competência dos profissionais formados aqui e que já estão no mercado”, ressalta a coordenadora.

Para Rodrigo Carvalho, formado no ano passado, o Curso de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda possui os requisitos básicos para colocar grandes profissionais no mercado. Atual coordenador de Comunicação e Marketing da Riberdoces, distribuidora de produtos para os segmentos ligados à produção de alimentos, de Ribeirão Preto, o ex-aluno começou na empresa em fevereiro de 2016 como estagiário. “Encontrei a vaga no site da APP-Ribeirão, enviei meu currículo e fui aprovado no processo seletivo. Depois que conclui a graduação fui efetivado e assumi a criação do Departamento de Comunicação e Marketing da empresa”, conta.

Brayan Laurentis, formado em 2016, conquistou o tão sonhado estágio enquanto cursava o 5º período. Amante da área de Direção de Arte, foi contratado pela UCBVET Saúde Animal, indústria de medicamentos veterinários com matriz em Jaboticabal (SP), para trabalhar no Departamento de Marketing, que fica na unidade de negócios da empresa em Ribeirão Preto. Hoje, ele ocupa o cargo de designer Gráfico e é responsável pela identidade visual da marca, pelas mídias on-line (site e Redes Sociais), pela produção dos materiais impressos institucional e promocional usados para divulgação dos produtos, entre outros.

A vaga na UCBVET surgiu em uma publicação da coordenadora Carmen Justo em um grupo da turma no Facebook. “Quando vi a oportunidade já pesquisei sobre a empresa para ir preparado para a entrevista”, afirma Laurentis. O aluno conta que, após começar a atuar na área, sentiu grandes mudanças em relação ao seu desenvolvimento em sala de aula. “Evolui e me aperfeiçoei bastante. Hoje, tenho a mente mais aberta e o entendimento é mais claro. Aconselho todos a procurarem um estágio por conta do aprendizado. É bom também para explorar segmentos e se encontrar na profissão, pois o ramo da Publicidade é muito dinâmico”, diz.

Aprendizado prático

O Projeto Experimental reúne briefing, planejamento, criação, produção e evento de lançamento para um cliente real, com a supervisão de professores para cada área específica. “O trabalho tem início ainda no 6º período, com a escolha do cliente. O último ano da Graduação é, totalmente, voltado para o desenvolvimento das campanhas”, explica Carmen Justo. “É uma tarefa bastante prática que, além de demandar muita pesquisa e comprometimento, também prepara os estudantes para o mercado de trabalho”, completa Raquel Lovatti, coordenadora geral do projeto.

Alunos do 8º período apresentaram, em novembro deste ano, as campanhas publicitárias que foram desenvolvidas dentro do Projeto Experimental. A agência Pixel Comunicação, formada por Ana Paula Andrade, Ana Cláudia Igual, Larissa Caroline, Letícia Patucci, Danilo Beloti e Mayara Liberali, exibiu a campanha criada para a Toca do Bolo. Comandada por Luiz Américo Fernandes, formado em Gestão de Negócios pelo Moura Lacerda, a empresa é especializada em bolos caseiros e fornece seus produtos para terceiros, como mercados, panificadoras, lojas de conveniência, etc., além de comercializá-los em sua loja própria, localizada na Região Norte de Ribeirão Preto. Os alunos desenvolveram um planejamento de ações de Marketing para um ano de trabalho. Entre as peças produzidas estavam jingles, banners e posts para mídias sociais. “Como não conhecíamos o cliente, nossa maior dificuldade foi ganhar sua confiança. Mas logo no início ele se identificou com nossas propostas e abriu as portas para trabalharmos”, afirma Ana Paula Andrade.

A Escola de Educação Infantil e Berçário “Tia Olívia” foi o cliente escolhido pela agência UOU. Vitória Bugliani, uma das integrantes, contou que a instituição acolheu-as de braços abertos. “Foram muito gentis e ajudaram nas demandas, sempre transmitindo as informações necessárias”, diz. Ione Maroto, também do grupo, conta que a maior dificuldade foi conduzir as crianças na produção dos vídeos. “Optamos por trabalhar com os próprios alunos para captar o espírito da escola. Como os pequenos estavam bem agitados, fizemos algumas modificações no roteiro original”, lembra. Maria Olívia Paes Sanitá, proprietária da unidade de ensino há 12 anos, salienta que essa foi a primeira vez que a empresa teve contato com um planejamento de Marketing. “Quando recebi a proposta fiquei animada, pois vi a possibilidade de utilizar a campanha, mesmo que no futuro, o que é meu plano. O resultado foi ótimo”, fala. Carla Motta, Juliana Paes, Vitória Bugliani e Isabela Whitehead completam a agência UOU.

Pesquisas norteiam o trabalho

A Sei6 Comunicação apresentou a campanha criada para a Clínica Collucci, especializada em reabilitação e prevenção funcional e no setor fitness. O aluno Washington Ricardo Almeida conta que o maior desafio do grupo foi atuar para um cliente que não possui um produto, um “negócio palpável”. “A dificuldade em lidar com a prestação de serviços é que o consumidor não consegue avaliar a qualidade do trabalho tão facilmente como com um produto físico. Por isso destacamos os aspectos positivos da empresa, ressaltando que os clientes buscam qualidade de vida e prevenção da saúde e não apenas a reabilitação”, afirma. Os demais integrantes da equipe são Douglas Pinhol, José Geraldo Costa, Júlio Lapria, Matheus Vital, Victor Romero e Weverton Vinícious.

A agência trabalhou na produção e no impulsionamento de posts para o Facebook e o Instagram e também fez flyers promocionais, panfletos e peças institucionais. Alexandre Collucci, fisioterapeuta e proprietário, a administradora Paula Berardo e o médico oncologista Adilson Faccio acompanharam a apresentação do projeto. Para Collucci, os resultados foram surpreendentes. “O trabalho desenvolvido se aplica a nossa realidade. Deu para perceber a sensibilidade do grupo e o cuidado em entender o funcionamento da clínica. A aposta na campanha humanizada foi bacana, pois é algo que prezamos muito”, diz.

A agência Innovare teve como cliente a companhia Levare, especializada em transporte rodoviário com atuação em São Paulo, São José do Rio Preto, São Carlos e Ribeirão Preto. Daniela Tardivo, usuária dos serviços e integrante da equipe, conta que o trabalho demandou muita pesquisa de mercado, avaliações com a própria empresa e entrevistas com o público em geral. “Foi dessa forma que conhecemos o ramo no qual nosso cliente está inserido e quais seriam as necessidades dele”, fala. Para a aluna, a execução do projeto foi uma verdadeira visão do mercado de trabalho. “Passamos por todas as etapas exercidas por uma agência profissional”, conclui.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3941-6921   |   3443-3443   |   3236-6249   |   9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326).
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. – Snapchat: milagredoverbo