O auditório da Unidade I/Sede, do Centro Universitário Moura Lacerda, foi palco, no dia 15 de agosto, da “1ª Tarde Rural e Contábil: Conceitos e Regulamentações”, promovida pela Casa do Contabilista de Ribeirão Preto em parceria com o Sindicato Rural da cidade. O encontro teve como objetivos atualizar os profissionais da área contábil com conhecimentos técnicos sobre o setor agrícola e fornecer aos empresários, produtores e donos de terras as informações necessárias para que possam lidar com a contabilidade no campo. A atividade contou com participantes de diversas cidades do interior paulista, como Barretos, São Simão, Jaboticabal, Altinópolis, Jardinópolis, Dois Córregos, entre outros municípios.

O evento, composto por um painel de debates e duas palestras, trouxe diversos especialistas, como o secretário Municipal da Fazenda, Manoel Gonçalves, e o superintendente do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), Afonso Reis Duarte. Ambos falaram acerca do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) e as prefeituras. Luís Orlando Rotelli Rezende, gerente do Projeto Sinter (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais), abordou, entre outros temas, a integração de dados fiscais, registrais, cadastrais, econômicos e geo-espaciais de imóveis das áreas rurais da macrorregião de Ribeirão Preto. Com o tema “Contabilidade Financeira no Agronegócio”, Sílvio Hiroshi Nakao, da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), encerrou a atividade.

A “1ª Tarde Rural e Contábil: Conceitos e Regulamentações” teve como apoiadores a Associação Rural de Ribeirão Preto, o Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), a Fecontesp (Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo) e o CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).

Presença de autoridades

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença de Antonio Duarte Nogueira Júnior, prefeito de Ribeirão Preto; Glauco Peter Alvarez Guimarães, delegado da Receita Federal; Rodrigo Simões, presidente da Câmara de Vereadores da cidade; Alexandre Benassi, presidente do Sindicato do Contabilista; vice-presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Genésio Abadio de Paula e Silva; e Paulo Lapini, coordenador do Curso de Ciências Contábeis e diretor Superintendente do Moura Lacerda. “Estamos sempre de portas abertas para receber atividades ligadas a órgãos normatizadores e fiscalizadores. Foi uma tarde proveitosa e rica em conhecimento”, discursou o professor Lapini.

Segundo Benassi, a importância do encontro esteve representada no tamanho e na força de ambos os segmentos. “Ribeirão Preto é reconhecida como a ‘Capital Brasileira do Agronegócio’, por ser polo de produção sucroalcooleira. Basta olhar a região para constatar o valor da agricultura e da pecuária em toda a dinâmica econômica e social. Neste contexto, falar de contabilidade rural, que tem características muito próprias, é fundamental”, disse.

A relação de Alexandre Benassi com o Centro Universitário começou em 1986, quando iniciou os estudos em Técnico de Contabilidade. Em 2003, concluiu a Graduação em Ciências Contábeis. Também atuou como professor da instituição entre 2005 e 2012. “O Moura Lacerda é um parceiro institucional antigo. Sempre fomos muito bem recebidos aqui”, concluiu o presidente do Sindicato do Contabilista.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo