O auditório da Unidade I/Sede do Centro Universitário Moura Lacerda recebeu, no dia 9 de outubro, a abertura da “Moura Lacerda Atualiza – Semana de Planejamento Docente”. Elaborada para discutir o plano de ensino e para os professores agregarem novos conhecimentos, a reunião contou com duas palestras sobre manifestações artísticas no cenário nacional e internacional e diversidade de gênero. O encontro contou com a participação de 200 docentes da Graduação, Pós-Graduação e Mestrado. A atividade seguiu até o dia 11 de outubro com reuniões específicas entre educadores e coordenadores dos cursos.
Vera Barros, arte-educadora do IFF (Instituto Figueiredo Ferraz), de Ribeirão Preto (SP), comandou a primeira palestra da noite. Com uma apresentação repleta de citações e imagens marcantes, ela falou sobre a arte contemporânea e seu papel na educação. “A arte é uma forma de demonstrar e sentir a realidade. Como educadores, temos que ser críticos, buscar conhecimentos e criar critérios. Não podemos apenas aplicar os processos de ensino-aprendizagem. Temos que retomar a visão humanista em todas as áreas”, disse.
“A inclusão de pessoas trans nos ambientes acadêmico e profissional” foi o tema da palestra de Perla Muller, advogada e professora de Filosofia do Direito, e Maria Eugênia Biffi, diretora executiva do IBDEC (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Cooperação). Entre os diversos assuntos abordados, elas falaram sobre a legislação referente ao nome social – nome pelo qual trans e travestis preferem ser chamadas cotidianamente, em contraste com o nome oficialmente registrado que não reflete sua identidade de gênero. “Discutir, acompanhar e compreender essas questões é importante para tornar a instituição de ensino segura e inclusiva, promovendo justiça social e eliminando casos de bullying e evasão escolar”, salientou Perla.

Atualização constante

Patricia Andrade, reitora do Centro Universitário, frisou que o objetivo da Semana de Planejamento Docente é proporcionar aos educadores momentos e ensinamentos que vão além do campo acadêmico. Para isso, a instituição de ensino busca especialistas em diversos segmentos, que estão preparados para promover reflexões, compartilhar ideias e tirar dúvidas dos professores. “A educação é uma área desafiadora. Nossos alunos fazem parte da geração conectada à internet, trazendo na bagagem muita informação. Precisamos sempre nos atualizar e ampliar nossa visão do mundo. Esses aspectos são fundamentais para trabalharmos bem e plantarmos boas sementes em cada estudante que passar por aqui”, afirmou a reitora.

Milagre do Verbo Agência de Comunicação
Fones corporativos: (16) 3443-3443 | (16) 9-9623-6273 | (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)
E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br
Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo
Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo