Estudantes dos Cursos Tecnológicos (Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Logística, Marketing e Processos Gerenciais), do Centro Universitário Moura Lacerda, de Ribeirão Preto (SP), participaram de um evento acadêmico repleto de assuntos atuais e de interesse do público. Sistema previdenciário brasileiro, gestão de qualidade, recursos humanos e empreendedorismo foram alguns dos temas abordados. Segundo o coordenador Adriano Litcanov, a programação da VII Semana de Tecnologia, realizada de 16 a 19 de outubro, foi elaborada com a ajuda dos alunos. “Recebi muitas sugestões por e-mail. Isso é bacana, pois vemos o interesse do graduando em fazer parte de atividades que acrescentam conhecimentos extras à sua formação”, salientou.

Isabella Brustello, do 4º período de Gestão de Recursos Humanos, disse que valoriza as semanas acadêmicas, pois elas complementam o conteúdo apresentado em sala de aula por meio da vivência e experiências de especialistas que atuam no mercado. “É algo que nos tira da rotina, agrega conhecimentos e amplia nossa visão do mundo profissional”, afirmou. Rafael Soares, do 2º período de Logística, elogiou a variedade de temas. “Foram assuntos diversificados, mas que, de uma forma ou outra, envolveram todas as áreas e ofereceram várias perspectivas da profissão”, concluiu.

Temáticas abordadas

 

A palestra de abertura foi comandada por Hilário Bocchi Junior, advogado especialista em aposentadoria e apresentador do quadro “Pode Perguntar”, exibido no Bom Dia Cidade, da EPTV Ribeirão Preto. Ele abordou, entre outros assuntos, as mudanças do sistema previdenciário nacional. No 2º dia de evento, o engenheiro de Produção Industrial José Anísio de Andrade, da empresa AR & Associados, falou sobre os “Seis Sigma”. O tema refere-se a uma estratégia de mercado, uma ferramenta que mede a variabilidade existente em quaisquer processos – industriais, de serviço, no varejo etc. – e que impactam, diretamente, no custo, no preço e na viabilidade comercial de um bem ou serviço.

No 3º dia de apresentações, Welton Travessolo, do Conselho Regional de Administração, salientou que os Cursos Tecnológicos encurtam a distância entre uma formação específica e especializada e o mercado de trabalho, pois oferece aos alunos conhecimentos objetivos e focados naquilo que os empregadores buscam nos profissionais nos dias de hoje.

No penúltimo dia de palestras, o professor doutor Osvaldo Elias Farah compartilhou com os estudantes um pouco da história de sua carreira profissional e falou sobre a necessidade de inovação para a sobrevivência de empresas. O 4º dia da VII Semana de Tecnologia também recebeu o consultor em Recursos Humanos João dos Reis Oliveira Junior. O tema de sua apresentação foi “Gestão de Pessoas e o Passivo Trabalhista”. Ele explicou aos alunos como funciona a soma das dívidas que são geradas quando um empregador, uma pessoa física ou jurídica, não cumpre suas obrigações trabalhistas ou não realiza o recolhimento correto dos encargos sociais.

O grafologista Carlos Roberto Mussato fechou o evento com uma palestra dinâmica e envolvente sobre sua especialidade. Segundo ele, a grafologia é o estudo da forma das letras e do aspecto geral da escrita manuscrita. O objetivo é obter dados sobre a pessoa, como, por exemplo, caráter, personalidade, grau de instrução, tipo de inteligência, características emocionais etc. A apresentação chamou a atenção de Ygor Pereira Martins, do 4º período de Gestão de Recursos Humanos. “Já tivemos contato com a grafologia durante as aulas, mas achei muito interessante a palestra de hoje, pois ela ampliou esse conhecimento. Trata-se de um tema bastante pertinente para nossa área, uma vez que o profissional de RH promove seleções e precisa avaliar o candidato de todas as formas possíveis”, concluiu o estudante.

 

 

Milagre do Verbo Agência de Comunicação

Fones corporativos: (16) 3443-3443   |   (16) 9-9623-6273   |   (16) 9-9201-7887
Atendimento: Marcella Costa (16 – 9-9145-0370) e Fernando Bueno (16 – 9-9131-5326)

E-mails: marcella.costa@milagredoverbo.com.br e fernando.bueno@milagredoverbo.com.br

Facebook: www.facebook.com/milagredoverbocomunicacao – Twitter: @milagredoverbo

Site: www.milagredoverbo.com.br – Skype: marcella.costa. Instagram: @milagredoverbo